Você conhece a África? Faça o quinto QUIZ do Por dentro da África

2
350
África do Sul P. Mugabane - ONU
África do Sul P. Mugabane – ONU

Sorocaba – Com 1,1 bilhão de habitantes, a África é um continente múltiplo, de inúmeras culturas, cenários e características. Para aprender um pouco mais sobre esse inesgotável e fascinante pedaço da Terra, o nosso especialista Ademir Barros dos Santos preparou o quinto QUIZ para os leitores do Por dentro da África! As respostas e suas explicações estão no final da página.

1 – A divisão geográfica da África pós-colonial criou inadequações diversas, entre as quais a divisão de povos únicos entre fronteiras diferentes, a junção de culturas diversas no mesmo território, países ilhados dentro de outros, e outros sem continuidade territorial; além disto, há a repetição de nomes de países; dentre estes, um nome se repete diversas vezes. Qual é ele, e quantas vezes se repete?

a) Congo, que não se repete

b) Angola, repetido uma vez

c) Libéria, repetido duas vezes

d) Guiné, triplamente repetido

e) Nenhuma das anteriores.

mapa_congo2 – Antes da chegada portuguesa, as fronteiras entre Congo e Angola eram bem diferentes: o reino de Loango, que ficava no território do atual Congo o litoral atlântico, fazia fronteira com a atual Angola, cujo nome deriva do título de seu rei de então, o Ngola. Nos dias atuais, Angola é vizinha da República Democrática do Congo, mas só se aproxima do antigo Loango por uma província, à qual não se chega, por terra, sem atravessar o território vizinho. Esta província é:

a) Matamba

b) Cabinda

c) Cassanje

d) Luanda

e) Nenhuma das anteriores.

3 – A cultura tradicional africana, em sua grande maioria, é transmitida diretamente entre gerações, através de símbolos e lendas, o que produz aprendizado de qualidade, mesmo sem possuir escrita formal; no entanto, a escrita traduzida mais antiga que se conhece apareceu na África. Qual é ela, e qual a cultura a que pertence

a) Aramaico, judia

b) Hieróglifo, egípcia

c) Amárico, fenícia

d) Amárico, russa

e) Nenhuma das anteriores.

Sankofa - divulgação
Sankofa – divulgação

4 – Uma das formas africanas de cultura que, em alguns casos, por seu significado, substituem a escrita, indicam pertencimento, invocam deuses e apontam para provérbios populares, são os símbolos. Atualmente, entre os mais difundidos símbolos, está Sankofa, da cultura akan, de largo uso – inclusive nas vestimentas – entre os ashanti; qual o formato mais difundido de Sankofa?

a) Uma ave com cabeça de leão

b) Um homem com boca de lobo

c) Um pássaro voltado para as próprias costas

d) Um peixe voador

e) Nenhuma das anteriores.

5 – A história registra que um país das Américas conseguiu sua libertação enfrentando e vencendo exércitos europeus diversos, embora com combatentes formados, exclusivamente, por ex-escravos africanos; é esta, talvez, a única rebelião vitoriosa de escravos, em toda a história da humanidade. Que país é este?

Batalha em San Domingo, pintado por January Suchodolski

a) Jamaica

b) Ilhas Virgens Francesas

c) Barbados

d) Haiti

e) Nenhuma das anteriores

Ademir Barros dos Santos é coordenador da Câmara de Preservação Cultural do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira – NUCAB – da Universidade de Sorocaba – UNISO.

Veja aqui o primeiro QUIZ do Por dentro da África

Segundo Quiz

Terceiro Quiz

Quarto Quiz

Gabarito

1 – d – Guiné, triplamente repetido

Embora também convivam, com mesmo nome, a República Democrática do Congo – antigo Congo Belga – e a República do Congo – também chamado Congo Brazzaville – e, mais recentemente, também o Sudão, mantendo o nome ao norte mas gerando, de sua divisão, o Sudão do Sul, o nome Guiné se repete três vezes: Guiné Equatorial, Guiné Bissau e República da Guiné, também chamada Guiné-Conacri, vizinha da Bissau.

2 – b – Cabinda

Esta província angolana é limitada, a oeste, pelo Oceano Atlântico, e a leste e sul, pela República Democrática do Congo, que está ao norte de Angola.

3 – b – hieróglifo, egípcia

A tradução da escrita egípcia tem início com o trabalho de Champollion, decifrando as inscrições de Ptolomeu V na Pedra da Roseta, em 1822.

4 – c – um pássaro voltado para as próprias costas

O conjunto adinkra, da civilização ashanti, é formado por símbolos que se ligam a provérbios, e que são apostos, inclusive, nas roupas, casas e pertences do povo, atraindo sorte, invocando proteção e significando pertencimento. Uma das representações de Sankofa, que pertence a este conjunto, é um pássaro que aponta, entre outros significados, que o futuro depende do passado: daí o pássaro, que voa, mas que olha para as próprias costas, às vezes com um ovo na boca, indicando que é o passado que gera o futuro.

5 – d – Haiti

A Revolução haitiana foi comandada pelo ex-escravo Toussaint Louverture que, após derrotar ingleses e espanhóis, foi traído pelos franceses; então, foi substituído por Dessalines, que proclamou a independência em 01.jan.1804, após derrotar os próprios franceses, então comandados por Charles Leclerc, general e cunhado de Napoleão Bonaparte.

Por dentro da África

 

2 COMMENTS