Ademir Barros dos Santos, Por dentro da África
Sorocaba – Com 1,1 bilhão de habitantes, a África é um continente múltiplo, de inúmeras culturas, cenários e características. Para aprender um pouco mais sobre esse inesgotável e fascinante pedaço da Terra, o nosso especialista Ademir Barros dos Santos preparou o terceiro QUIZ para os leitores do Por dentro da África! As respostas e suas explicações estão no final da página.
1. No leste africano desenvolveu-se um idioma que, ainda nos dias atuais, vem se expandindo e tomando o formato de idioma internacional: nele, sobre base bantu, encontram-se elementos árabes, malaios, europeus. Qual é este idioma?
- a. Egípcio
- b. Iorubá
- c. Suahili
- d. Xhosa
- e. Nenhuma das anteriores.

2. Em 1986, a Unesco declarou patrimônio mundial o conjunto de construções encontrado na região de Masvingo, a que se dá o nome de Grande Zimbábue – ou Grande Casa das Pedras, em idioma shona, povo autor destas construções. As grandes muralhas, construídas sem argamassa e que ainda lá permanecem, datam, aproximadamente, de que século?
- a. XVII
- b. XII
- c. X
- d. XVI
- e. Nenhuma das anteriores.

3. Na maioria das sociedades africanas, as famílias não consideram a descendência conjunta de pai e mãe, mas sim, apenas a linhagem de um deles; isto é: ou são matrilineares, ou são patrilineares; isto, inclusive quanto aos governantes: enquanto no Egito, por exemplo, a sucessão ao trono era patrilinear, formando faraós, no reino de Meroe, ao sul deste mesmo Egito, a sucessão era matrilinear, e suas governantes recebiam o título de:
- a. Candace
- b. Imperatriz
- c. Faraoa
- d. Rainha
- e. Nenhuma das anteriores.

4. A Bíblia, em I Reis, 10:1-13, menciona o envolvimento do rei Salomão com a Rainha de Sabá, do qual resulta um futuro rei africano, Menelik; de qual país Menelik foi rei?
- a. Egito
- b. Angola
- c. Etiópia
- d. Sudão
- e. Nenhuma das anteriores.
5. A Etiópia e a Libéria foram os únicos países africanos que não se renderam ao domínio europeu: enquanto a Libéria foi formada pelo governo americano que, sob o presidente Monroe, adquiriu terras africanas para enviar os negros locais após libertados, a Etiópia, por duas vezes, enfrentou e venceu os exércitos italianos que a queriam dominar; da segunda vez, seu rei era Hailé Selassié, a partir de então considerado, especialmente pelo pensador jamaicano Marcus Garvey, o condutor do povo negro; isto deu origem a qual religião?
- a. Candomblé
- b. Umbanda
- c. Rastafari
- d. Santo Daime
- e. Nenhuma das anteriores
Ademir Barros dos Santos é coordenador da Câmara de Preservação Cultural do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira – NUCAB – da Universidade de Sorocaba – UNISO.
Veja aqui o primeiro QUIZ do Por dentro da África
Veja aqui o segundo QUIZ do Por dentro da África
GABARITO
1-c – suahili
O suahili nasce da junção dos idiomas dos povos que vieram para a região de Zanzibar, que colocam, talvez por facilitação comercial, palavras de seu falar nativo sobre a base bantu, da população original; a palavra “suahili” parece derivar de “sahel” que, em árabe, significa borda, margem – no caso, litoral – mais o “y” inglês, que remete às origens: assim,por exemplo “Sandy”, que significa “da areia”; portanto, “suahili” significa algo como idioma “do litoral”, visto seu surgimento nos portos do leste africano.
2-b – XII.
O Grande Zimbábue possui arquitetura e técnica de construção que, mesmo após quase um milênio de sua existência, ainda intrigam os construtores atuais; por isto, ainda é colocado entre as mais grandiosas ruínas da humanidade
3-a – candace
Não só Meroe tinha Candaces: como exemplo, também Cush e Axum, na mesma região do Egito e Chifre da África, entre outras civilizações, tiveram Candaces famosas; ressalte-se que a mulher africana, em geral, goza de autonomia bem maior que as das demais civilizações.
4-c – Etiópia
É possível que, por ser Menelik filho da rainha de Sabá com o rei Salomão, a tribo israelita denominada Dan tenha deixado Israel depois da morte deste rei, quando o país se divide em dois; talvez por isto, esta tribo tenha se mudado para a Etiópia, onde reinava Menelik e, lá, tenha dado origem aos judeus africanos, negros, denominados falashas.
5-c – rastafari
Um dos títulos de Hailé Selassié era Ras Taffari que, traduzido do etíope, pode ser entendido como ras – cabeça, príncipe, mais tafari– paz; portanto, rastafari é a religião que homenageia o príncipe da paz.
OBS.: No texto, diversas vezes aparece a palavra “bantu”, não bantos, conforme grafam alguns; ocorre que, nos idiomas desta matriz, o plural se faz por prefixação, e os prefixos mais comuns são ba, ma e wa. Portanto, bantu já é plural de ntu, pessoa, significando, em decorrência, pessoas, povo, de onde se depreende que, ali, não cabe outro plural. Como bantos é plural de bantu, que já é plural…
Este conteúdo pertence ao Por dentro da África. Para reprodução, entre em contato com a redação
Por dentro da África
Que máximoooo! Errei uma: a terceira! Não sabia que era Candace… Show a iniciativa!
A questão nº.2 não foi formulada de forma correta. As grandes muralhas designadas por Grande Zimbabué não se localizam na Tanzânia mas sim no Zimbabué (capital Harare) e foram sede do famoso reino de Monomotapa.
Victoriano Nazareth, o seu comentário foi importantíssimo! O trecho “região da Tanzânia” foi substituído por “região de Masvingo”. Muito obrigada!
Nossa…. Descobrir que eu realmente pouco sei sobre África. só acertei uma questão. Não sabia da origem do rastafari… Valeu pelo quiz