Você conhece a África? Faça o segundo QUIZ do Por dentro da África

1
275

african mapAdemir Barros dos Santos, Por dentro da África

Com mais de 1,2 bilhão de habitantes, a África é um continente múltiplo, de inúmeras culturas, cenários e características. Para aprender um pouco mais sobre esse inesgotável e fascinante pedaço da Terra, o nosso especialista Ademir Barros dos Santos preparou um QUIZ para os leitores do Por dentro da África! As respostas e suas explicações estão no final da página!

1. A ciência atual localiza, na África, o surgimento do ser humano: em que região africana isto ocorreu?

  1. a) Norte
  2. b) Centro
  3. c) Sul
  4. d) Oeste
  5. e) Nenhuma das anteriores.
Ruínas na Tunisia - Foto de Andre Kairo
Ruínas na Tunisia – Foto de Andre Kairo

2. A partir do oitavo século depois de Cristo, a religião muçulmana, então recém-surgida, começa a expandir-se pelo mundo; neste movimento, vai em direção ao leste, iniciando a conquista da África do Norte e, posteriormente, da Península Ibérica. Quais os povos e a cultura que dão início à conquista desta Península, cuja ocupação dura muitos anos?

  1. a) Árabes, da Península Arábica
  2. b) Berberes, da África do Norte
  3. c) Bantu, da África do Sul
  4. d) Egípcios, do nordeste africano
  5. e) Nenhuma das anteriores.

3.A influência e a dominação islâmica na Península Ibérica é duradoura e, durante ela, os muçulmanos mantêm o poder mas, em geral, concedem, aos judeus, a administração das finanças, e aos cristãos, a administração do governo; este costume dá, à Espanha moura, a denominação de:

  1. a. Espanha muçulmana
  2. b. Espanha da pureza de sangue
  3. c. Espanha da guerra religiosa
  4. d. Espanha sem religião
  5. e. Nenhuma das anteriores.

4.A ocupação moura na Península Ibérica foi duradoura; quanto tempo, aproximadamente, durou?

  1. a. Trezentos anos
  2. b. Cinco séculos
  3. c. Mais de setecentos anos
  4. d. Um milênio
  5. e. Nenhuma das anteriores.
Zanzibar – Foto: swahiliuniversaltours.com

5.O continente africano abrigou, durante todo o período que antecede a invasão europeia, muitos reinos, civilizações e impérios. Dentre eles, o Egito, a Abissínia – atual Etiópia – e a Eritreia, que são citados já nos tempos bíblicos. Também de grande importância, pela confluência, a seus portos, de malaios, indianos, europeus, etc., foi o leste africano. Qual o nome do principal porto comercial desta região?

    1. a. Madagascar
    2. b. Zanzibar
    3. c. Sofar
    4. d. Calabar
    5. e. Nenhuma das anteriores.

Ademir Barros dos Santos é coordenador da Câmara de Preservação Cultural do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira – NUCAB – da Universidade de Sorocaba – UNISO.

Veja aqui o primeiro QUIZ do Por dentro da África

GABARITO

1-e – nenhuma das anteriores

A ciência aponta o sudeste africano, mais precisamente, o sul da Grande Fenda Africana, ou Rift Valley, como berço da humanidade; este fenômeno natural, com 4.000 km de extensão, corta o continente africano a leste, paralelamente à costa banhada pelo Oceano Índico, estendendo-se entre o norte da África do Sul e o Chifre da África; os fósseis encontrados apontam que o ser humano, a partir de seus antecessores, seguiu no sentido sul a norte e, a partir daí, atingiu a Península Arábica; dali, ocupou a Europa, de onde povoou o mundo.

2- b – berberes, da África do Norte

A invasão da Península Ibérica pelos muçulmanos é efetivada pelos berberes, povo da África do Norte, também chamada África Branca; portanto, não foram os árabes os autores deste feito histórico mas, sim, africanos arabizados; a expedição de conquista foi comandada pelo General Tárik, que dá nome ao estreito de Gibraltar: é de jeb-al-Tárik que, em árabe, significa “a montanha de Tárik”, que deriva o termo Gibraltar.

3- e – nenhuma das anteriores

O costume islâmico de ocupar, na administração e nas finanças, adeptos das demais religiões reveladas, além de protegê-los, conforme determina o Al Koran, deu, à Espanha moura, a denominação de “Espanha das Três Religiões”

4 – c – mais de setecentos anos

Entre a invasão da Península Ibérica por Tárik, em 732, e a rendição muçulmana, ocorrida em Granada, em 1492, transcorrem 760 anos

5 – b – Zanzibar

O nome Zanzibar deriva do árabe “Zanj” + “bar”, que significa “pertencente ao Zanj”; Zanj, neste idioma, significa “terra dos negros”.

Por dentro da África

1 COMMENT