Vídeo mostra refugiados sendo abusados em cativeiro na Líbia

0
171
Imagens de refugiados na em prisão na Libia
Imagens de refugiados na em prisão na Libia

Com informações da ONU

Duas agências da ONU expressaram “profunda preocupação” com a segurança de centenas de migrantes e refugiados – incluindo crianças – presos em cativeiro por contrabandistas em um local desconhecido na Líbia, depois que um video foi publicado no Facebook.

A Organização Internacional das Nações Unidas para Migração (IOM) confirmou que os vídeos são autênticos. De acordo com a agência, pequenos clipes de vídeo também foram enviados para as famílias dos presos em cativeiro, ameaçando que eles seriam mortos caso os resgates (entre US$ 8.000 e US$ 10.0000) não fossem pagos.

No vídeo, os refugiados são da Somália e Etiópia, mas outras nacionalidades também podem estar presentes, observou a OIM. Os vídeos, feitos por um jornalista que vive na Turquia (que gravou o chamado a pedido dos criminosos  e postou no Facebook), mostram centenas de migrantes e refugiados sentados no chão, em um espaço lotado.

Alguns deles também relataram que seus dentes foram removidos, seus braços quebrados, eles não foram alimentados e que mulheres e meninas foram colocadas em células diferentes, onde esses homens temem que sejam abusados ​​tanto sexual quanto fisicamente.