Bola Tinubu é eleito presidente da Nigéria

0
1760
Bola Tinubu – Divulgação

A Nigéria anunciou, nesta quarta-feira, seu próximo presidente: Bola Tinubu. O ex-governador de Lagos teve a maioria dos votos em 24 estados do país. Ele terá que administrar uma série de problemas do atual presidente Muhammadu Buhari, que pertence ao mesmo partido: Partido do Congresso Todos os Progressistas (APC).

Depois de Tinubu, que recebeu 8,79 milhões de votos, estavam Atiku Abubakar, com 6,98 milhões, e Peter Obi, com 6,1 milhões. Desde que ele deixou o cargo de governador de Lagos em 2007, Tinubu escolheu todos os candidatos vencedores subsequentes para administrar a maior cidade da África.

Tinubu é um dos políticos mais ricos da Nigéria e baseou a sua campanha no seu histórico de reconstrução de Lagos. Ele fez campanha pela presidência sob o lema: “Emi lo kan”, que significa “É a minha vez” em iorubá.

Apesar da vitória, vale lembrar que ele foi a escolha de menos de 10% dos 93 milhões de nigerianos que se registraram para votar, ajudados por uma oposição dividida. Observadores políticos acreditam que a apatia dos eleitores e problemas no dia da votação colaboraram para uma menor participação da população. Muitos potenciais eleitores deixaram as assembleias de voto sem votar.

Após combater o domínio militar na Nigéria, fugir para o exílio e ser um dos membros fundadores da democracia do país em 1999, o Sr. Tinubu sentirá que estava destinado a tornar-se presidente. Ele foi sempre o favorito para substituir o Sr. Buhari – a quem ajudou a tornar-se presidente.

Com informações da BBC News