Agência brasileira lança publicações sobre estratégias para Cooperação Sul-Sul

0
332
Food gardens promote inclusion, teach sustainability, and offer a space where the youth can meet, learn, share and build social capital. Photo: FAO/Olivier Asselin
Food gardens promote inclusion, teach sustainability, and offer a space where the youth can meet, learn, share and build social capital. Photo: FAO/Olivier Asselin

Com informações da ONU

Como parte das comemorações pelos seus 30 anos, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) lançou três publicações que discutem os caminhos da cooperação brasileira para o desenvolvimento, possíveis estratégias para monitorar e avaliar iniciativas de Cooperação Sul-Sul, e a atuação da ABC em suas três décadas de existência.

O primeiro volume, “Caminhos para a Construção de Sistemas e Processos de Monitoramento e Avaliação da Cooperação Sul-Sul”, foi elaborado a partir dos “Diálogos sobre a Cooperação Sul-Sul Brasileira”, realizados no Rio de Janeiro, na segunda quinzena de janeiro deste ano.

O evento, organizado pelo BRICS Policy Center, em colaboração com a ABC e com o apoio do Articulação SUL, reuniu agentes da Cooperação Sul-Sul de 12 países, além de um número significativo de agências implementadoras brasileiras e organizações internacionais.

Elaborado pelas equipes de pesquisadoras e pesquisadores de Articulação SUL e BRICS Policy Center, o livro pretende subsidiar a construção de sistemas de avaliação e monitoramento que levem em consideração a diversidade de práticas e contextos da cooperação entre países em desenvolvimento.

As três publicações estão disponíveis online:

Caminhos para a Construção de Sistemas e Processos de Monitoramento e Avaliação da Cooperação Sul-Sul

Diretrizes Gerais para a Concepção, Coordenação e Supervisão de Iniciativas de Cooperação Técnica Trilateral

ABC 30 anos: História e Desafios Futuros