Nelson Mandela é enterrado finalizando a jornada que transformou a África do Sul

0
68
Foto: Fundação Nelson Mandela
Foto: Fundação Nelson Mandela

Qunu – Nelson Mandela foi enterrado neste domingo em um jardim projetado especialmente para o herói da luta contra o apartheid no topo de uma colina com vista para a aldeia de Qunu, onde ele passou a infância.

Após a cerimônia, helicópteros sobrevoaram com a bandeira nacional e canhões dispararam 21 tiros. A pedido da família, o rebaixamento do caixão foi fechado para a mídia.

Confira o especial aqui!

– É o fim de uma jornada extraordinária de um combatente da liberdade, um servo dedicado ao povo da África do Sul. Fonte da sabedoria, um pilar de força e um farol de esperança para todos aqueles que lutam por uma ordem justa no mundo – disse o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Antes de seguirem para o túmulo, os convidados participaram de um culto em uma tenda montada no complexo da família. Cerca de 4.500 pessoas se reuniram na tenda, inclusive a viúva Graça Machel e ex-mulher de Mandela, Winnie Mandela.

Antes de chegar em Qunu, o corpo de Mandela ficou três dias em Pretória. Neste sábado, ele foi colocado em um helicóptero militar para a etapa final de sua jornada que transformou a África do Sul.