Rio de Janeiro: universidade realizará o seminário “Primaveras Árabes na Tunísia e Iêmen”

0
76
Marcha no Fórum Social Mundial, na Tunísia - Foto: Natalia da Luz
Marcha no Fórum Social Mundial, na Tunísia – Foto: Natalia da Luz

Por dentro da África

Rio – Na próxima sexta-feira, dia 5 de setembro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará o seminário “Primaveras Árabes na Tunísia e Iêmen: entre a transição pacífica e a tentação da violência política” com os palestrantes Vincent Geisser (pesquisador do IFPO – Beirute) e Laurent Bonnefoy (pesquisador do CNS CERI).

Vincent Geisser é graduado no Institut d’Etudes Politiques de Grenoble (1989). Entre 1995 e 1999 ele foi enviado pelo Ministério Francês dos Negócios Estrangeiros do Instituto de Pesquisa Contemporânea sobre a Maghreb (IRMC) para Tunis (Tunísia), tornando-se um dos maiores especialistas do regime político do ex-ditador da Tunísia Ben Ali, deposto em 14 de janeiro de 2011.

Laurent Bonnefoy possui Ph.D. em Ciência Política pelo Institut d’Etudes Politiques de Paris. Resultado de uma longa investigação de campo, sua tese abordou as relações religiosas transnacionais contemporâneas entre Iêmen e Arábia Saudita. A pesquisa foi de extrema relevância para avaliar o desenvolvimento do movimento salafista no Iêmen.

Serviço: Salão Nobre. segundo andar – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – Largo do São Francisco, 01 – Centro, Rio de Janeiro

Dia: 05 de setembro

Horário: 14h

Entrada gratuita

Por dentro da África