Comunidade brasileira na África é tema de livro de historiadora

0
50

Rio – No dia 6 de setembro, a historiadora e turismóloga, Angela Fileno da Silva, lançará, no Museu Afro Brasil, em São Paulo, Amanhã é Dia Santo, uma história das ligações do Brasil com algumas regiões da África.

– Durante as pesquisas, algumas das trocas culturais entre os países ficaram em destaque, como o azeite de dendê, panos para a confecção de vestimentas, nozes de cola para a realização de cultos religiosos que vinham da África; e do Brasil, especialmente da Bahia, eram levados saberes artesanais como os de pedreiros, carpinteiros, alfaiates, assim como padrões de moradia, peças de vestuário, o catolicismo e suas práticas festivas – comenta a historiadora.

Amanhã é Dia Santo evidencia informações obtidas sobre o Golfo do Benin, como era conhecido nos séculos XVIII e XIX a parte da costa ocidental da África, que neste período foi uma das regiões mais estreitamente ligadas ao Brasil. Na época, ser brasileiro naquela região era viver em casas construídas segundo os modelos e tecnologias do país, valorizar hábitos ocidentais como maneiras de vestir, educação formal, aquisição de saberes artesanais, ter nomes portugueses, frequentar a igreja católica e participar de celebrações como a festa em homenagem a Nosso Senhor do Bonfim, criada no Brasil a partir de contribuições lusitanas e africanas.

A festa do Bonfim, segundo os levantamentos da autora, é o que compõe os processos que levaram à construção da identidade brasileira na África, unindo as duas comunidades. A festa em homenagem ao Senhor do Bonfim se configurou como “expressão de uma comunidade empenhada em tecer laços entre pessoas de origens, crenças e experiências de vida diversas”, finaliza Angela Fileno da Silva.

SERVIÇO

Livro:Amanhã é Dia Santo (Editora Alameda)

Autora:Angela Fileno da Silva (Mestre e Doutoranda em História Social pela USP)

Páginas: 310

Preço: R$46,00 (Livraria Cultura)

Lançamento

O lançamento do livro Amanhã é Dia Santo acontece no dia 6 de setembro de 2014 às 13 horas no Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação

(11) 2548-0720 / 2894-5607

Marianne Mitsui – mariannemitsui@agenciarace.com.br

Rodolfo Zanchin – rodolfozanchin@agenciarace.com.br