Rio de Janeiro receberá a 8ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

0
103

caminhada

No próximo dia 20 de setembro, o Rio de Janeiro receberá a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. A caminhada foi criada diante da crescente manifestação de intolerância religiosa, inclusive com agressões físicas e destruição de patrimônios de cultos, principalmente, das religiões de matrizes africanas.

-Essa manifestação é feita anualmente, onde pessoas de várias religiões e populares vêm para mostrar que é possível conviver juntos. É esse clima que temos que construir e não alimentar o discurso de ódio – disse o babalawo Ivanir dos Santos, ao Por dentro da África.

Ivanir dos Santos
Ivanir dos Santos

Para combater a intolerância, no dia 21 de setembro de 2008, o Rio de Janeiro sediou a “I Caminhada Pela Liberdade Religiosa: Eu Tenho Fé”. Esse evento foi o resultado de seis meses de trabalho de uma comissão criada a partir da comprovação de casos extremos de intolerância religiosa que aconteceram não só no estado do Rio de Janeiro.

A Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa é o único movimento cultural popular de massa, no mundo, com a característica de unir diversos credos em um só propósito. Como resultado, desde o seu processo de organização, recebeu amplo apoio das diversas mídias e repercutiu nacionalmente, inclusive pela expressiva participação popular, com a presença de milhares de pessoas nas sete edições anteriores.

-Este é o momento para mobilizar a sociedade nacional e internacional para implementar um plano de combate à intolerância religiosa – completou Ivanir.

Data: dia 20 de setembro de 2015
Local: saindo do posto 6 na Praia de Copacabana até o posto 2.

Para mais informações, visite aqui

Assista ao vídeo produzido pela ONU sobre a intolerância religiosa contra as religiões de matrizes africanas