ONU: para combater o surto de ebola na África Ocidental é necessário 1 bilhão de dólares

1
  •  
  •  

Foto: ONU

Com informações da ONU

Rio – A ONU anunciou que é necessário 1 bilhão de dólares para uma resposta ao surto do vírus ebola na África Ocidental. O pedido foi feito nesta terça-feira (16) em uma coletiva de imprensa quando um panorama geral das exigências e necessidades para conter a doença na região foi apresentado.

“O custo e o sofrimento crescem exponencialmente a cada dia que demoramos”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “Esta não é apenas uma crise de saúde, ela apresenta graves consequências humanitárias, econômicas e sociais, que podem se espalhar muito além dos países afetados”, acrescentou.

As necessidades totalizam 9,8 milhões de dólares, que ajudarão nas ações essenciais, principalmente, nos três países mais afetados: Guiné, Libéria e Serra Leoa, durante seis meses.

Em sua mais recente atualização, divulgada nesta terça-feira (16), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que foram registrados até o momento 4.963 casos e 2.453 mortes causadas pelo vírus ebola nesses três países. Na Nigéria houve 21 casos e oito mortes e no Senegal foi registrado um caso.

O secretário-geral da ONU também convocou uma reunião de emergência sobre o surto,  a ser realizada na próxima quinta-feira (18),  com a presença da diretora-geral da OMS, Margaret Chan, que apresentará um plano de ação internacional para conter a ameaça. Além disso, durante a nova sessão da Assembleia Geral da ONU haverá uma reunião de alto nível para discutir as necessidades das pessoas e países afetados pelo ebola.

Com informações da ONU


  •  
  •  

1 COMENTÁRIO

  1. EUA tiene el antidoto para la enfermedad, si lo quiere vender en 1 billon de U$S es una burla a la sociedad africana. Todos hemos visto en las noticias que los dos ciudadanos americanos que llegaron enfermos se curaron en una semana ??????? Fue un milagro?? NOOOOO ellos tienen el antidoto porque probablemente crearon la enfermedad