Sudão do Sul: Mais de 1,5 milhão de refugiados já deixaram o país, diz ONU

0
510
Sudão do Sul - UN
Sudão do Sul – UN

Com informações da ONU

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) informou na sexta-feira (10) que, desde dezembro de 2013, mais de 1,5 milhão de pessoas já foram forçadas a deixar o Sudão do Sul por conta dos conflitos no país. O número faz da situação da nação em guerra a pior crise de refugiados da África e a terceira maior do mundo, atrás apenas da Síria e do Afeganistão.

O organismo internacional emitiu um apelo a todas as partes envolvidas nos confrontos para que busquem, com urgência, uma resolução pacífica. Além dos que tiveram de deixar o país, outros 2,1 milhões de indivíduos são considerados deslocados internos, ou seja, são pessoas que abandonaram suas casas e as cidades onde moravam, mas que permaneceram dentro do território sul-sudanês.

Segundo o ACNUR, caso a guerra continue, milhares de sul-sudaneses continuarão fugindo todos os dias para nações como Uganda, Etiópia, Sudão, Quênia, República Democrática do Congo e República Centro-Africana.

Trajetória da violência

Uma escalada de violência em julho do ano passado reacendeu confrontos no Sudão do Sul, após o colapso de um acordo de paz entre o governo e forças de oposição. Com o agravamento dos confrontos, mais de 760 mil refugiados deixaram o país em 2016. Em média, 63 mil pessoas por mês tiveram de abandonar a nação.

Desde setembro de 2016, os fluxos migratórios registraram um aumento significativo — nos últimos quatro meses do ano passado, 500 mil sul-sudaneses cruzaram as fronteiras nacionais rumo a outros países. De acordo com o ACNUR, mais de 60% dos refugiados são crianças, muitas chegando a Estados vizinhos com níveis alarmantes de desnutrição.

Os recém-chegados contam histórias de sofrimento sobre os combates e outros episódios violentos, como sequestros, estupros e ameaças à vida. A agência da ONU aponta o destino desses refugiados reflete as tendências globais de deslocamento forçado: eles chegam a outros países e são acolhidos nas comunidades mais pobres, onde os recursos já são escassos.

A maioria dos refugiados foi recebida em Uganda, onde vivem cerca de 698 mil sul-sudaneses. A Etiópia acolhe atualmente cerca de 342 mil deslocados, enquanto mais de 305 mil estão no Sudão. Aproximadamente 89 mil refugiados do Sudão do Sul vivem no Quênia; 68 mil, na República Democrática do Congo; e 4,9 mil, na República Centro-Africana.