Relatório do Banco Mundial destaca escassez de livros na África Subsaariana

0
227
Foto: Banco Mundial
Foto: Banco Mundial

Com informações do Banco Mundial

Novo relatório do Banco Mundial mostra a escassez de livros na África subsaariana, destacando que o principal problema não é a falta de financiamento, mas o alto custo de livros didáticos.

Lançado em julho, o estudo “Obtendo livros didáticos para toda criança na África subsaariana” (Getting Textbooks to Every Child in Sub-Saharan Africa) identifica os fatores que impactam os custos da produção de livros didáticos com base em diferentes países e recomenda opções politicas para reduzir esses custos.

A maioria dos países da África Subsaariana sofre de uma carência crônica de livros didáticos, mesmo em matérias básicas. Uma pesquisa de 2010 em 22 países mostrou que, em alguns lugares, até 13 crianças compartilham um livro didático e, em outros, este índice pode alcançar 15 crianças.

“Os países da África Subsaariana fizeram progressos notáveis no acesso à educação, mas a qualidade da educação não tem acompanhado esse progresso”, disse Amit Dar, diretor da Prática Global da Educação, um programa do Banco Mundial.