Foto: Maka Angola –

Por Fernando Guelengue, Por dentro da África 

Luanda – Nesta quinta-feira (15), o ativista Antônio Domingos, cercado por agentes na entrada do Parlamento angolano para assistir ao discurso do Presidente da República José Eduardo dos Santos (que não apareceu), foi detido por oficiais do Serviço Secreto. O governo ainda não emitiu um comunicado oficial sobre o caso.

Essa atenção a Magno começou quando o jovem foi proposto como futuro presidente de um partido formado por ativistas em caso de concorrer como presidente da República, quando o presidente José Eduardo dos Santos avançou a possibilidade dos jovens criarem partidos para concorrer à presidência. Após dois meses de detenção dos ativistas (presos em 20 de junho), Magno decidiu escrever uma carta aberta ao filho mais velho do presidente da República, Filomeno dos Santos, para interceder junto do seu pai. Por dentro da África publica este documento e, abaixo, uma breve entrevista do jornalista Fernando Guelengue com ele.

Veja o teor da carta a José Filomeno de Sousa dos Santos (Zenu)

Magno Domingos – Foto: Arquivo Pessoal

“Espero que estas linhas o encontrem em paz e prefeita saúde, em companhia de todos que te são queridos. Nós aqui também estamos bem, pelo menos cá em casa reina saúde. Os miúdos só as vezes é que ficam doentes, nem eu sei bem porque. Mas vamos indo, é a vida.

Irmão Zenu, sou mesmo um desses angolanos aqui, tal como o mano. Também nasci em 1977 na fase da troca da moeda, então, somos da mesma idade, por isso ouso chamá-lo de irmão, e peço desculpas se achar ousado demais. Mas o que me faz escrever para si, não é o fato de sermos da mesma idade. Sabes, irmão?

Estamos muito preocupados com o jovens que foram presos há 70 dias, e que até agora não têm a situação definida. Estes jovens foram acusados de estarem a preparar um atentado contra o seu pai (o que não acredito), e com o passar do tempo as acusações foram mudando quase uma diferente por semana.

Neste momento, nem sei bem qual é o nome da acusação que pesa sobre eles. E o que me dá mais medo, é saber que alguns mais velhos depois, sem as devidas investigações, fazem analogia do caso deles com casos que acontecem em outros lugares do mundo, mesmo sabendo que nos outros lugares as pessoas foram bem investigadas antes de serem detidas, e tinham com eles planos reais para procederem a um atentado contra o presidente deles, e até são encontrados com armamento.

Mas no caso dos jovens angolanos, não houve isso. Eles até são contra golpes de Estado, pois acreditam que um golpe facilitaria a manutenção de um sistema opressor, travaria o avanço do país em todos os aspectos, e gera violência. Esta posição pode ser lida nas primeiras páginas do livro que um deles escreveu, e que na altura que eles formam presos, eles estavam a meditar no tal livro.

Zenu – Foto: Divulgação

Irmão Zenu, não estou a escrever para si para justificar nada. Aliás, temos uma justiça que precisamos que trabalhe, e que não seja influenciada por nada nem por ninguém. Só queria que o irmão, influente como é, e filho do presidente, com responsabilidades acrescidas no nosso país, nosso irmão, filho da nossa geração, jovem como nós e certamente pessoa com quem podemos contar no futuro, interceda por estes jovens. Não só eles não são o que as pessoas têm dito, como também não querem nada de mal para o país nem para as pessoas que lideram o país.

Está certo que eles contestam. Sim, mas como é que vamos viver sem contestação? O país é grande, os problemas são muitos e nunca se vai satisfazer a todos. Alguém sempre vai contestar. Só não precisamos maltratar quem contesta só porque contestou, muito menos precisamos de tratar tão mal jovens que podem muito bem ser úteis para este país.

Sabe irmão Zenu? Naquele grupo de jovens que estão presos tem licenciados, mestres, doutores e acadêmicos cheios de vontade. Pessoas que até podiam ser seus assessores nos mais variados aspectos da vida, jovens com talentos muito preciosos. Por favor, interceda só por eles, junto do seu pai, junto dos mais velhos que mandam, e aí onde poderes… Eu imploro.

Também, alguns deles são pais e chefes de família. Fica difícil as suas famílias estarem a ser penalizadas só porque eles (os jovens) são do tipo que não descansam a mente, mas que usam-na para o bem do país. Irmão Zenu, há muita coisa que se poderia falar acerca dos jovens e da detenção deles. Mas como disse acima, não quero justificar nada, quero apenas apelar para a sua sensibilidade, para que interceda onde nós não conseguimos chegar, e o irmão sendo a pessoa com as responsabilidades que tem, saberá sim interceder e certamente terá a atenção dos mais velhos.

Ao despedir-me, faço votos de sucesso nos seu afazeres, melhores cumprimentos para a sua família e muita coragem neste momento de crise, onde o esforço, dedicação, criatividade e inteligência de todos, são necessários.”

Acusados de “alterarem a ordem pública do país”, segundo comunicado do Serviço de Investigação Criminal, ativistas angolanos ainda permanecem presos desde o dia 20 de junho. Saiba mais sobre o caso aqui e opine no fórum abaixo de forma anônima! 

Após a publicação da carta no seu perfil do facebook, conversei brevemente com Magno.

Fernando Guelengue: Estas a ser apontado como um futuro presidente para a geração dos jovens da mudança?
Antônio Domingos Magno: É importante que as pessoas saibam que aquela mensagem foi passada por apenas um ativista… Eu ainda não penso em ser presidente.
FG: O mais importante não é até o que pensas e sim a confiança que depositam em si ao ponto de o lançarem como um líder de jovens para uma brava geração. Mas o seu parecer é também importante, não acha?
AD: Com certeza. E aprecio, dou muito valor às observações. Aliás, temos que pensar no porvir e equacionar soluções que sejam boas e duradouras para o nosso país, sempre na intenção de evitar repetir certos erros.
FG: E então?
AD: No mesmo dia, eu publiquei basicamente dizendo que, para mim, não era ainda a altura.
FG: Sei que estás com 38 anos e achas que não estás em altura de dirigir o país?
AD: Pode ter a certeza de que estamos a pensar seriamente. E não deixaremos de existir sem participar dos melhores momentos da existência desta nação. E o que tiver que acontecer, acontecerá no momento certo. 
 [bbp-single-topic id=20789]