Fundo libera 13 milhões de dólares ajuda humanitária para a República Centro-Africana

0
326
Mais de 2 milhões de pessoas precisam de ajuda na República Centro-Africana. Foto: OCHA/Gemma Cortes

Com informações da ONU

A ONU liberou mais de 13 milhões de dólares para a distribuição imediata de ajuda na República Centro-Africana (RCA), informou, nesta terça-feira (11) o Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

O dinheiro é proveniente do Fundo Humanitário Comum das Nações Unidas (CHF) para a RCA e tem por objetivo ajudar a apoiar as agências humanitárias locais em suas ações de educação, saúde, nutrição, proteção e abrigo para as pessoas deslocadas pela violência.

“Graças aos doadores que contribuíram em 2015 podemos liberar estes fundos do CHF que permitem que os parceiros humanitários continuem ajudando milhares de pessoas deslocadas e famílias de acolhimento”, disse o coordenador humanitário da ONU no país africano, Aurélien Agbénonci.

“No entanto, esta quantia representa apenas 3% dos 415 milhões de dólares que ainda precisamos até o final do ano, se quisermos salvar mais vidas e chegar a todas as pessoas em necessidade em 2015.”

Mais de dois anos de guerra civil e de violência sectária tem deslocado milhares de pessoas na RCA em meio a conflitos entre a aliança Séléka, majoritariamente muçulmana, e a milícia anti-Balaka, em sua maioria cristã. Além disso, o Exército de Resistência do Senhor (LRA) continua operando na parte sudeste do país.