ONU condena assassinato de estudantes em universidade nigeriana

0
223

Escolas queimadas pelo grupo Boko Haram em 2013 em Maiduguri, capital do Estado de Borno, no nordeste da Nigéria. Foto: IRIN/Aminu AbubakaRio – O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou “energicamente” o assassinato de mais de 50 alunos e o ferimento de vários outros por homens armados em uma universidade de agricultura no nordeste da Nigéria, no último domingo.

De acordo com informações do governo, os estudantes foram mortos enquanto dormiam na Faculdade de Agricultura em Gujba, estado de Yobe, supostamente por militantes islâmicos do grupo Boko Haram.

O nordeste da Nigéria tem sofrido com vários ataques nos últimos meses, resultando na morte de alunos e professores. Ban pede que seus autores sejam rapidamente levados à justiça e que se ampliem esforços para prevenir ataques similares.

Terrorismo na África: Ameça que ronda o continente 

– O secretário-geral está alarmado com a crescente brutalidade e a frequência dos ataques direcionados contra alunos e professores no norte do país e exige um fim imediato a tais crimes ultrajantes e sem sentido. Não pode haver justificativa para este tipo de violência – disse o comunicado.

Com informações da ONU