Angola prepara relatório sobre Objetivos do Milênio 2015

0
454

Luanda_- wikipediaCom informações da ONU

O governo da Angola, representado pelo ministro do Planejamento e do Desenvolvimento Territorial, Job Graça, junto com o coordenador do Sistema das Nações Unidas no país, Paolo Balladelli, presidiram nesta segunda-feira (15) um workshop de preparação do relatório do país sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) de 2015.

Durante a cerimônia de abertura, Graça ressaltou a importância deste encontro para a preparação de um documento nacional que retrate a situação dos compromissos assumidos pelo país no ano 2000. Entre os ganhos alcançados pelo país, ele destacou a redução da pobreza, o aumento no acesso à educação, saúde, água e energia, o crescimento dos recursos humanos qualificados, a diminuição da taxa de mortalidade infantil e a melhoria das condições de habitação, entre outros.

Ele também disse que esse momento é “um marco e um desafio no reforço das respostas de Angola para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e criar as condições para que o país defina e acompanhe a Agenda Pós-2015 e os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e seus indicadores”.

Já Balladelli realçou no seu discurso que Angola tem realizado importantes transformações nestes últimos anos. O país pôs fim à guerra e a economia tem mostrado um rápido crescimento, resultado do progresso da indústria do petróleo.