Instituto abre inscrição para curso “Brasil e África em Sala de Aula”

6
352

Captura de tela 2016-02-13 às 21.30.46Até o dia 8 de março o Instituto Federal do Rio de Janeiro receberá inscrições para o curso de extensão “Brasil e África em sala de aula”, que será realizado em São Gonçalo.

Há uma crescente demanda em relação às discussões sobre a temática étnico-racial, reforçadas sobremaneira pela aprovação da Lei 10.639/03 que modificou a Lei 9.394/96 – a LDBEN – a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando obrigatório o ensino de História da África e das Culturas Africana e Afro-Brasileira no ensino básico (fundamental e médio), nas escolas públicas e privadas, nos conteúdos de todas as disciplinas oferecidas pelo currículo escolar.

Neste sentido, este curso tem como objetivo oferecer propostas de reflexão sobre determinados temas para uso em sala de aula, numa leitura interdisciplinar. Tratase de uma oportunidade para que o desenvolvimento da prática docente ou da militância social com a devida base teórica e fundamentação legal.

O Curso está organizado em cinco disciplinas e quatro palestras e será oferecido no horário noturno, somente às quartas-feiras, das 18h30min às 21h30min, nas dependências do IFRJ, Rua Dr. José Augusto Pereira dos Santos, s/nº, CIEP 436 – Neusa Goulart Brizola Neves − São Gonçalo.

PÚBLICO ALVO
Docentes das redes de ensino públicas e privadas, estudantes matriculados em licenciaturas. O curso de extensão também é aberto à participação de militantes de movimentos sociais e membros da comunidade local.

PROCESSO SELETIVO E PERIODICIDADE
Caso a demanda seja maior que a oferta de 40 vagas, a equipe de docentes do curso organizará uma banca para coordenação de sorteio público para ocupação dessas vagas, com lista de espera para eventual substituição dos alunos ausentes nas duas primeiras semanas.

CARGA HORÁRIA
O Curso de Extensão Brasil e África em Sala de Aula, que está em sua sexta edição, possui carga horária total de 81 horas, destinadas ao desenvolvimento de aulas teóricas, palestras, oficinas e outras atividades pedagógicas.

INSCRIÇÕES ONLINE DE 15/02/2016 ATÉ 08/03/2016

http://goo.gl/forms/1WNTMMeP6i

 


6 COMMENTS

  1. A editora Kapulana apoia esta iniciativa. Também incentivamos o aprendizado da cultura africana através da publicação de livros africanos de Língua Portuguesa para as crianças. Se pudermos contribuir de alguma forma para o curso, por favor, entrem em contato com nossa gerente de relacionamentos em jennifer@kapulana.com.br. Um abraço e parabéns!