Cabo Verde registra mais de 7 mil casos de zika entre outubro e janeiro

0
217
A doença do zika é causada por um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes. Foto: WikiCommons (CC) / Muhammad Mahdi Karim
A doença do zika é causada por um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes. Foto: WikiCommons (CC) / Muhammad Mahdi Karim

Com informações do Ministério da Saúde de Cabo Verde

O diretor nacional da Saúde de Cabo Verde, Tomás Valdez, confirmou que o país registrou mais de 7 mil casos de zika vírus entre outubro e janeiro, incluindo cerca de 140 grávidas. Os bebês nascidos até então não registaram casos de microcefalia.

O maior registro de casos ocorreu em Praia, capital do país, com mais de 4 mil pessoas infectadas com o vírus.  Após campanhas de conscientização sobre o mosquito, o número de casos que chegou a atingir 500 por semana, caiu para 65 por semana.

A doença do zika é causada por um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes. Atualmente, não há qualquer tratamento específico nem vacina. A melhor forma de prevenção é a proteção contra a picada do mosquito. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que uma vacina contra o vírus zika levaria “aproximadamente 18 meses” antes que possam ser realizados testes em larga escala, de modo a demonstrar a eficácia.

Segundo a OMS, o vírus zika é um vírus recente, transmitido pelo mosquito que foi inicialmente identificado no Uganda, em1947, em macacos Rhesus, através de uma rede de monitorização da febre amarela selvagem. Posteriormente, foi identificado em seres humanos, em 1952, no Uganda e na República Unida da Tanzânia.