Abdias Nascimento recebe homenagem no mês de novembro

0
180

Abdias Nascimento em Nova York, 1997.
Abdias Nascimento em Nova York, 1997.

Com informações do IPEAFRO

O IPEAFRO vai comemorar o mês de novembro participando de diversas atividades nos três estados mais frequentados por Abdias. No próximo sábado (14/11), haverá duas atividades em São Paulo, terra de Abdias (nascido em Franca, ele recebeu em 1996 o título de Cidadão Paulistano):
  • Pela manhã (das 9h às 11h30), o Flink-Sampa promove uma mesa de debates seguida de sessão de autógrafos da biografia Grandes Vultos que Honraram o Senado: Abdias Nascimento, de Elisa Larkin Nascimento.
  • À tarde (das14h às 18h), o Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM-ECA) da USP promove no SESC leitura dramatizada da peça de Abdias, Sortilégio (mistério negro) seguida de sessão de autógrafos da biografia.
No Rio de Janeiro, cidade que abrigou o Teatro Experimental do Negro, Museu de Arte Negra e o ateliê e atual acervo de Abdias Nascimento, teremos:
  • Dia 16/11, uma tarde negra na PUC-Rio, das 14h às 19h. Em parceria com o NIREMA, o IPEAFRO vai exibir o filme “Abdias Nascimento”, de Fernando Bola, mediar a mesa com Conceição Evaristo, Flávio Gomes e Carlos Santana e realizar um lançamento especial da biografia de Abdias como parte da cerimônia de inauguração de placa comemorativa em sua homenagem na sala do NIREMA.
  • No sábado seguinte (21/11), das 15h às 16h30, na Biblioteca Parque da Rocinha, haverá mostra do filme “Abdias Nascimento”, de Fernando Bola, e em seguida debate e sessão de autógrafos com a autora da biografia, Elisa Larkin Nascimento

Para encerrar, em Brasília, onde Abdias viveu momentos políticos de luta em defesa da população negra, será realizada no dia 26/11 a segunda outorga da Comenda Abdias Nascimento do Senado Federal às 11h, no Plenário do Senado.

programacao