São Paulo: “Conversas sobre África” abordará o ciclo migratório mundial

0
89
Haitianos no Brasil – ACNUR

Com informações do Instituto Lula

No próximo dia 26 de agosto, o 8º seminário “Conversas sobre África” debaterá acerca dos novos e antigos fluxos migratórios e os conflitos que originam pedidos de refúgios. O encontro será realizado em parceira com o Sindicato dos Bancários de São Paulo e com o Instituto Brasil-África.

Juana Kweitel, diretora de Programas da Conectas, Andrés Ramirez, representante da Agência da ONU para Refugiados (Acnur) no Brasil, Beto Vasconcelos, secretário nacional de Justiça e presidente do Conselho Nacional para Refugiados (Conare) e Paulo Illes, coordenador de Políticas para Migrantes da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, irão debater o tema da “O Brasil diante dos desafios de um novo ciclo de imigração”. A conversa será mediada pelo diretor do Instituto Lula para África, Celso Marcondes.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Faça aqui!

Assista ao vídeo sobre o tema

Um novo desafio para o Brasil

O Brasil abriga cerca de 1,9 milhão de imigrantes regulares, equivalente a 0.9% da nossa população segundo a Polícia Federal. Por outro lado, de acordo com o Acnur (relatório de outubro de 2014), o Brasil tem 7.289 refugiados reconhecidos, de 81 nacionalidades distintas.

Em que medida essa nova Lei contempla essa nova realidade? Como formar a sociedade brasileira para receber o outro? Como garantir condições de vida dignas aos que chegam, geralmente fugindo de conflitos quando se trata de refugiados? Qual o papel dos diferentes níveis de governo e o papel da sociedade civil? O Brasil está realmente recebendo uma onda importante de imigrante e refugiados comparado ao resto do mundo?

8º seminário “Conversas sobre África”: O Brasil diante dos desafios de um novo ciclo de imigração.

Onde: Sindicato dos Bancários de São Paulo – Rua São Bento, 413 – Centro – estação de metrô São Bento

Data: Quarta-feira, 26 de agosto

Horário: 18h00

Faça a sua inscrição aqui