Rio de Janeiro: Participe do Fórum Itinerante de Cinema Negro

0
54

folderNo próximo dia 28 de junho acontece a segunda das quatro sessões que o Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE) realizará no Cinemaison em 2016.

Criado em 2013, o FICINE tem por objetivo principal atuar na formação de público (audiência) para as produções audiovisuais realizadas na África e na diáspora africana. Buscando conectar iniciativas, divulgar e estimular redes de circulação/exibição, nos últimos três anos, o Fórum realizou atividades em Burkina Faso, Moçambique, Cabo Verde, Cuba e em alguns estados brasileiros, chegando agora finalmente à cidade do Rio de Janeiro através desta parceria com a Cinemateca da Maison de France.

O programa das sessões FICINE no Cinemaison é sempre composto por filmes africanos e afrodiaspóricos disponíveis no catálogo de filmes da Cinemateca. Após a projeção acontecerá sempre um debate com o propósito de apresentar para o público questões referentes ao contexto de produção e recepção das obras, informações sobre as cinematografias dos realizadores e realizadoras, assim como aprofundar reflexões sobre as dimensões estéticas e narrativas dos filmes assistidos.

Para esta segunda sessão, acontecerá a projeção do belíssimo “A pequena vendedora do Sol” (1996) média metragem dirigido pelo senegalês Djibril Diop Mambéty, e também de “O retorno de um aventureiro”(1966), 1o filme de faroeste africano feito por Moustapha Alassane, cineasta do Níger que também está entre os precursores do cinema do continente.

Depois da sessão, conversa com Janaína Oliveira do FICINE e também com Tiago Castro Gomes, mestre em cinema pela UFF e também especialista nas cinematografias africanas.

Saiba mais aqui