Dilma participará da comemoração dos 50 anos da União Africana

0
51

A presidenta Dilma em visita à Etiópia - Foto: Roberto Stuckert FilhoRio – A presidenta Dilma Rousseff participará, como convidada especial, da comemoração do Jubileu de Ouro da União Africana, que acontece neste sábado, em Adis Abeba, Etiópia.

A União Africana, criada em 25 de maio de 1963, sob o nome original de Organização da Unidade Africana, assumiu papel de crescente importância na busca de soluções africanas para questões do próprio continente, assim como no processo de progressiva democratização e fortalecimento institucional da região.

Na última década, as relações do Brasil com a África se expandiram substancialmente com a abertura ou reativação de 19 das 37 Embaixadas brasileiras no continente e a instalação de 18 novas Embaixadas africanas no Brasil. Brasília é a capital latino-americana com o maior número de Embaixadas de países africanos.

O Brasil trabalha em conjunto com as nações africanas nas áreas de saúde, agricultura, energia e infraestrutura, com projetos de cooperação técnica em 40 países do continente. O intercâmbio comercial entre Brasil e África cresceu cinco vezes nos últimos dez anos, evoluindo de US$ 5 bilhões, em 2002, para US$ 26,5 bilhões, em 2012.

Com informações do Planalto