Conheça a primeira mulher no cargo de presidente da Etiópia

0
1030
African Union and Head of the United Nations Office to the African Union (UNOAU). /COURTESY

A advogada Sahle-Work Zewde assumiu o cargo de presidente da Etiópia em 25 de outubro, após a renúncia do então presidente Mulatu Teshome. É a primeira vez que o país terá uma mulher nesta posição.

“Mulatu nos mostrou o caminho para a mudança e a esperança. Ele mostrou que a vida continua antes e depois de deixar o poder. Peço aos outros que estejam prontos para a mudança”, disse Sahle-Work, em discurso no Parlamento.

A diplomata de 68 nos também trabalhou como embaixadora do seu país na França, Djibuti e Senegal. Antes da presidência, ela atuava como representante especial do secretário-geral da ONU para a União Africana.

O poder político na Etiópia é exercido pelo primeiro-ministro, mas a posição da Sahle-Work é de extrema relevância e influência social. Atualmente, ela é a única mulher na presidência em todo o continente africano (de 54 países). Nos últimos anos, as mulheres que assumiram o mesmo cargo de Sahle-Work foram: Ellen Johnson Sirleaf (2006-2018), na Libéria; Joyce Banda (2012-14), no Malawi; e Ameenah Gurib (2015-2018), em Mauricius.

“A ausência de paz atinge primeiramente as mulheres, por isso, durante o meu mandato, vou enfatizar o papel das mulheres em garantir a paz e os dividendos da paz para as mulheres”, disse a presidente, que ficará no posto até 2021.

Com informações do The Telegraph