Chefe da ONU Mulheres ressalta papel feminino na manutenção da paz

0
  •  
  •  

ONU/Mark Garten – Phumzile Mlambo-Ngcuka

A inclusão das mulheres em temas como paz e segurança e a diferença que fazem na consolidação e manutenção da paz foram alguns dos destaques da visita da diretora-executiva da agência ONU Mulheres a Moçambique. Phumzile Mlambo-Ngcuka se reuniu com autoridades locais e organizações da sociedade civil.

Unicef/Mauricio Bisol Duas mulheres caminham em um campo de deslocados internos em Cabo Delgado, Moçambique
Mlambo-Ngcuka pediu a todos que ajudem com os esforços na área de Mulheres, Paz e Segurança e Resposta à crise humanitária. Ela lembrou que já está provado que quando as mulheres se envolvem, vários setores de consolidação da paz avançam.

A chefe da ONU mulheres falou sobre os desafios de Moçambique e disse que gostaria de ver a participação de todos na busca de soluções. Para ela, o engajamento poderá contribuir para o compromisso de Moçambique face à aceleração do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 sobre a Igualdade de Gênero.

Durante os encontros, a representante da agência foi informada sobre a situação da mulher no contexto atual em Moçambique incluindo a reconstrução pós-ciclones, a pandemia da Covid-19 e a tensão causada pelas insurgências na província de Cabo Delgado.

Ao falar sobre o preço humanitário da violência em Cabo Delgado e o sofrimento das mulheres, a diretora-executiva da ONU Mulheres citou a resolução 1325 do Conselho de Segurança, que destaca a solidariedade e o papel da mulher.


  •  
  •