Brasília recebe “Panorama do Cinema de Burkina Faso”

0
  •  
  •  

CCBB - Burkina FasoRio – Até o dia 6 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília homenageará o cinema de Burkina Faso, um dos mais importantes de todo o continente africano.

Nesta quinta-feira, após a sessão de Uma mulher não como as outras, haverá um debate com a doutora em História e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Janaína Oliveira, integrante do Fórum Itinerante do Cinema Negro (FICINE).

Confira a seleção de obras, programação e sinopses abaixo:

Dia 02/04 | Quarta-feira

17h – O Peso do Sermão

19h – Tasuma – O Fogo

Dia 03/04 | Quinta-feira

17h – Férias de Casamento

19h – Uma Mulher Não Como As Outras

Dia 04/04 | Sexta-feira

17h – Ouaga Saga

19h – O Sofá

Dia 05/04 | Sábado

17h – Julie e Romeo

19h – Uma Mulher Não Como As Outras

Dia 06/04 | Domingo

17h – Julie e Romeo

19h – Tasuma – O Fogo

SINOPSES

Tasuma – O Fogo

Sogo, chamado Tasuma, é um antigo soldado senegalês, que combateu, junto às forças armadas francesa, durante as guerras da Indochina e da Argélia. Ele voltou ao seu país, após sua desmobilização, e voltou a ser camponês.

Com a promessa de receber uma generosa pensão, Sogo compra a crédito, junto com seu amigo, um moinho. Mas a pensão não chega, levando-o à prisão.

Diretor: Daniel Kollo Sanou
Duração: 90 min / Formato: DVD
(Tasuma – Burkina Faso, 2004, Livre)

Férias de Casamento

David é um executivo próspero com múltiplas missões inventadas, por ele mesmo, para encontrar suas amantes. Claudia, sua esposa paciente, está sempre solitária. Seu único apoio eram duas amigas, com as quais armou um plano para se opor ao marido infiel. Um belo dia a decisão de Claudia é tomada: férias de casamento ao David!

Diretor: Aboubakar Diallo
Duração: 105 min / Formato: DVD
(Congé de Mariage – Burkina Faso, 2012, 12 anos)

O Peso do Sermão

Nyama e Sibiri são membros do clube dos caçadores Dozos. Por amor à Sarah, Sibiri não hesita em empurrar seu amigo no poço durante uma caçada. Ele anuncia, então, que sua morte foi devido a um ataque de leão. Após vários meses, Nyama volta ao vilarejo, com uma seita evangélica, mas não reconhece ninguém, nem se lembra de nada.

Diretor: Daniel Kollo Sanou
Duração: 87 min / Formato: DVD
(Le Poids Du Serment – Burkina Faso, 2009, Livre)

O Sofá

Em um país firmemente comprometido com a promoção da cultura, do resultado e da boa governança, Madame Clarisse Ouedraogo, uma mulher íntegra, é nomeada a Diretora-Geral da Companhia Geral de Minas, pelo Conselho dos Ministros. Duplamente prejudicada por preconceitos sociais e pela condição de esposa e mãe, ela luta para cumprir sua missão.

Diretor: Missa Herbie
Duração: 95 min / Formato: DVD
(Le Fauteuil – Burkina Faso, 2009, 12 anos)

Ouaga Saba

Na capital de um país africano, Burkina Faso, um grupo de jovens tenta sobreviver e prosperar diante de milhares de tentações. Trata-se da história deste grupo que vive em um bairro pobre de Ouagadougou. A astúcia e engenho compensam o dinheiro que falta frequentemente. A tristeza é banida para um estilo vida otimista. A rapinagem e os pequenos empregos são a luta diária pela sobrevivência. Alguns conseguirão modestamente, outros vão afundar, por a solidariedade do grupo é necessária.

Diretor: Dani Kouyate
Duração: 86 min / Formato: DVD
(Ouaga Saga – Burkina Faso, 2004, Livre

Uma Mulher Não Como as Outras

Mina, líder de negócios de sucesso, é casada com Dominique, desempregado e que tem um caso com Aïcha, a mulher do vizinho. Então, Mina decide arrumar um segundo marido e os três viverão sob o mesmo teto.

Diretor: Abdoulayer Dao
Duração: 101 min / Formato: DVD
(Une femme pas comme les autres – Burkina Faso, 2008, 16 anos)

Julie e Romeo

Dois apaixonados, Julie e Romeo, decidem viver juntos. Mas um obstáculo aparece: um incidente muito distante opõe suas famílias. Para agravar, um equívoco lamentável cria o drama: Romeo descobre que Julie foi tida como morta e se suicida. Inconsolável, Julie se refugia em um vilarejo com seu tio Matão, detentor de poderes místicos, permitindo-lhe, graça aos relâmpagos, mover objetos de um lugar para outro. Para Julie, é uma oportunidade de tentar uma experiência: voltar no tempo para impedir que seu amado acabe com sua vida. Mas será que Matão aceitará usar sua magia negra para tal?

Diretor: Boubakar Diallo
Duração: 92 min / Formato: DVD
(Julie et Romeo – Burkina Faso, 2011, 12 anos)

Serviço: O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) fica no SCES, Trecho 02, lote 22, em Brasília (DF).

Para mais informações, clique aqui

Com informações do CCBB


  •  
  •