Angola lança nova fase de vacinação contra a febre amarela

0
129
Angola - febre amarela - oms
Angola – febre amarela – OMS

Com informações da OMS 

Angola vem implementando atividades da resposta à epidemia de febre amarela. Com o objetivo de imunizar 3 milhões de pessoas em 12 províncias, essa fase de vacinação consistirá na vacinação em áreas fronteiriças com a República Democrática do Congo (RDC) e a Namíbia.

Angola vacinou 13 milhões de pessoas contra a febre amarela em 51 municípios de 11 províncias, o que representa 52% da sua população. Até 04 de Agosto de 2016, o país havia reportado um total de 3867 casos suspeitos, dos quais 879 foram confirmados laboratorialmente.

O número de casos atingiu o pico entre finais de fevereiro e início de março, e desde então notou-se um declínio constante. Desde 23 de Junho deste ano, nenhum caso de febre amarela voltou a ser confirmado por laboratório em Angola.

Angola recebeu 18 milhões de doses do estoque de vacinas contra a febre amarela que é gerido pelo Grupo de Coordenação Internacional para o Fornecimento de Vacinas para o controlo da febre amarela (ICG-FA). Criado em 2001, o ICG para a Febre Amarela é composto por representantes da OMS, UNICEF, MSF e pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC).