FAO alerta para praga em plantações de trigo no norte da África

0
212

Plantação de trigo está ameaçada por doença que enferruja a folha e o caule do cereal. Foto: IRIN/David GoughRio – Os países que fazem parte do “cinturão do trigo” devem intensificar a vigilância e a prevenção da ferrugem do trigo, uma doença causada por fungos que pode afetar a produção de todo o norte da África, Oriente Médio e sul da Ásia, alertou a Organização das Nações Unidas pra Alimentação e Agricultura (FAO).

A agência lembrou que essas regiões representam 30% da produção mundial do cereal. Segundo Fazil Dusunceli, diretor de agricultura da Divisão de Proteção e Produção Vegetal da FAO, as condições favoráveis de crescimento para o trigo também são boas para as doenças de ferrugem. O modo ideal para evitar a doença é plantar o trigo já resistente à ferrugem. Isso minimizaria os riscos, de acordo com o executivo.

Dusunceli ressaltou que o monitoramento deve aumentar especialmente na Etiópia e no Quênia, onde a safra está em andamento e as chuvas têm sido favoráveis. Em anos anteriores, países como o Afeganistão, Paquistão e Marrocos foram severamente afetados pela ferrugem do trigo. A FAO destacou a importância da vigilância eficiente para evitar a perda total da safra.

A agência lançou recentemente um sistema-piloto de vigilância por celular na Turquia que usa a tecnologia dos smartphones e mensagens de texto. Esses dados oferecerão às instituições o conhecimento e sinais de alerta necessários para reagir rapidamente.

Com informações da ONU