São Paulo receberá debate sobre circularidades atlânticas e a comunidade brasileira na Costa da Mina

0
57

Rio – Nesta sexta-feira, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo realizará um debate sobre o livro “ “Amanhã é dia de santo: circularidades atlânticas e a comunidade brasileira na Costa da Mina””, lançado há dois meses, que conta sobre as festas brasileiras levadas por escravos e realizadas na costa africana, no século XIX

O livro aborda a questão dos contatos comerciais, sociais e culturais estabelecidos entre Salvador e a Costa da Mina, como era conhecida nos séculos XVIII e XIX a parte da costa ocidental da África, que neste período foi uma das regiões mais estreitamente ligadas ao Brasil.

Na época, ser brasileiro naquela região era viver em casas construídas segundo os modelos e tecnologias do país, valorizar hábitos ocidentais como maneiras de vestir, educação formal, aquisição de saberes artesanais, ter nomes portugueses, frequentar a igreja católica e participar de celebrações como a festa em homenagem a Nosso Senhor do Bonfim, ainda hoje uma comemoração bastante popular tanto no Brasil quanto na África.

O bate-papo com a autora Angela Fileno da Silva acontecerá no dia 14 de novembro, sexta-feira, das 19h30 às 21h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, que fica no quarto andar do prédio da Fecomercio/SP, localizado na Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista em São Paulo, a oito minutos do metrô Trianon-Masp.

As inscrições podem ser feitas pelo site: centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/amanha-e-dia-de-santo ou em qualquer unidade do Sesc em São Paulo.

SERVIÇO
Bate-papo com a autora do livro Amanhã é Dia Santo, Angela Fileno
Data: 14 de novembro de 2014
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc – 4º andar do prédio da FecomercioSP
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo
Horário: Sexta-feira, das 19h30 às 21h30
Preço: Entrada Gratuita
Inscrição: centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/amanha-e-dia-de-santo ou em qualquer unidade do Sesc em São Paulo

SOBRE A AUTORA
Angela Fileno da Silva é doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo, mestre pela mesma universidade e especialista em Turismo Cultural pelo Centro Universitário Unibero. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo e graduação em Turismo pelo Centro Universitário Unibero. É professora da Universidade Guarulhos desde 2003, e tem experiência nas áreas de turismo e história. É integrante do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África (NAP Brasil-África) e, atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado a respeito dos processos de construção das identidades brasileiras em Lagos (Nigéria), ente os anos de 1850 e 1910.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo Zanchin – rodolfozanchin@agenciarace.com.br