Rio de Janeiro: Instituto recebe ciclo de palestras sobre cinema negro

0
53

ficine1Por dentro da África
ORio – Essa semana, o Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE) dá continuidade à parceria com os NEABIs (Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígena) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), com o Ciclo de Palestra “Olhares sobre o Cinema Negro”.Dessa vez, será o Campus São Gonçalo que receberá na terça-feira a “Mais de nós: o negro e a fotografia”, ministrada pela Profa. Dra. Janaína Damaceno (UERJ). Na quarta-feira, será a vez de Profa. Dra. Janaína Oliveira (IFRJ) falar de “Cinema Negro e Cineclubismo”, contando nesse dia com a participação de Rafael Ferreira, membro do CRUA – Coletivo Criativo de Rua, responsável pelo CINEGRADA, cineclube que tem agitado a Zona Norte carioca com sessões no Spa da Loucura.

O Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE) é um espaço de formação e reflexão sobre a produção mundial de cinema, fotografia e audiovisual que tem os/as negros/as como realizadores/as e as culturas e as experiências negras como tema principal. O conceito abrange cinematografias distintas que se estendem dos países africanos às suas diásporas. O Fórum já realizou itinerâncias em diversos estados brasileiros e também em Cabo Verde, Burkina Faso e Moçambique.

Serviço: IFRJ Campus São Gonçalo – Auditório. O campus fica na rua José Augusto Pereira dos Santos, s/n, no antigo CIEP Neusa Brizola, próximo ao Detran e ao supermercado Carrefour, próximo a rodovia Niterói-Manilha (BR-101). Para conhecer mais sobre o FICINE, clique aqui”