Patrimônio da Humanidade: Conheça a Colina Real de Ambohimanga em Madagascar

0
167

Colina Real de Ambohimanga. Foto: UNESCO/Our Place
Colina Real de Ambohimanga. Foto: UNESCO/Our Place

Vestida com um caráter sagrado e intimamente ligada ao sentimento de identidade nacional, a Colina Real de Ambohimanga é um sítio arqueológico em Madagáscar, perto da capital, Antananarivo.

Como resultado do seu significado para a população, a Colina Real de Ambohimanga foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001.

Até o século XVI, o local foi o centro de referência política e social dos habitantes da ilha do Oceano Índico. A ilha era governada por uma dinastia do clã Merina, que reinou ali até o século XIX. As construções de madeira conservam em seu interior a mobília original e os bens da família real. Em 1895, os franceses invadiram Madagascar, destituindo a rainha, que foi exilada para a Argélia.

Além do forte e antigo significado espiritual, a relevância do local também se reflete nas comunidades atuais que identificam suas raízes culturais e a história que as cerca. Até hoje peregrinos, vêm de longe para rezar em seus templos de madeira e se conectar com os espíritos e as rainhas do passado. E também a natureza inusitada que rodeia o local, propícia das paisagens inconfundíveis de Madagascar.colina