Nollywood: São Paulo receberá festival de filmes nigerianos

2
234
Divulgação

Rio – Entre os dias 20 de maio a 05 de junho, será realizada, em São Paulo, a 2ª edição da mostra “Bem-Vindo a Nollywood”, com a exibição de 13 filmes inéditos no circuito comercial.

Além das exibições cinematográficas, a mostra oferecerá um curso gratuito com duração de três horas, que apresentará Nollywood e desafios do audiovisual nigeriano.

O curso será ministrado por Chris Ihidero, que atualmente é chefe executivo de operações da Q Entertainment Network, empresa de difusão de conteúdo.

Veja mais: O cinema da África que criou a sua própria identidade

Divulgação

A mostra também presta uma homenagem à Amaka Igwe, produtora e diretora nigeriana, falecida em abril deste ano. Entre os seus filmes, destacam-se “Rattle Snake” e “Violated”, duas produções aclamadas pela crítica.

Veja mais: “O Brasil deve contar as suas próprias histórias”, diz diretor nigeriano

Nollywood é um fenômeno que merece reconhecimento e respeito global. Recentemente, a UNESCO apontou a indústria de filmes nigeriana como a segunda mais prolífica em todo o mundo. O volume de produções excede a de Hollywood e quase equipara-se a Bollywood.

Em 2010, foram lançados mais de 1.500 filmes. Como cada uma das produções emprega entre 50 e 100 pessoas, além de fomentar trabalhos indiretos, o cinema nigeriano é responsável pelo emprego de centenas de milhares de pessoas, perdendo apenas para o volume de trabalho gerado pela agricultura.

Pouco mais de 20 anos após o lançamento de Living in Bondage, de Chris Obi Rapu, marco do nascimento de Nollywood, a mostra Bem-Vindo a Nollywood tenta remontar alguns capítulos de uma história recente, além de celebrar uma das mais inventivas indústrias do mundo.

Serviço:

DE 20/05 A 05/06
INGRESSO: R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia-entrada)
CINE OLIDO – Avenida São João, 473, República, São Paulo
CAPACIDADE: 236 lugares
IDADE RECOMENDADA: 10 anos

Curso com o cineasta Chris Ihidero
DIA 24/05, SÁBADO
DURAÇÃO: 3 horas
Inscrições gratuitas no site da:
http://bemvindoanollywood.wordpress.com/curso/

Com informações do “Bem-vindo a Nollywood”

2 COMMENTS