Cabo Verde homenageia o compositor Sema Lopi, falecido nesta semana

0
151

O compositor Sema Lopi - DivulgaçãoRio – O músico popular cabo-verdiano Sema Lópi, um dos maiores compositores e intérpretes do funaná, gênero musical típico da ilha de Santiago, faleceu na última quarta-feira, na cidade da Praia, em Cabo Verde. Nesta sexta, um concerto foi realizado em sua homenagem na Praça da Assomada.

Ao longo da sua carreira, o artista gravou um único CD denominado “Cabra Preta”. Em entrevista recente à Rádio Nacional de Cabo Verde, Sema Lópi definiu-se como “um simples agricultor que se tornou um tocador de gaita”, mas que continuou a viver da agricultura até o fim da vida.

O gênero musical se caracteriza por ter um andamento variável e um compasso binário. O funaná está intimamente associado ao acordeão, mais precisamente ao acordeão diatônico que, em Cabo Verde, é conhecido como gaita.

A notícia da morte do compositor de 72 anos, que estava internado em estado grave desde 7 de fevereiro, deixou o país de luto. O presidente e o primeiro-ministro de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca e José Maria Neves, respectivamente, lamentaram a morte do músico.

Com informações do Portal Angola