“Áfricas Ocultas”: escritor lançará livro em universidade de Goiânia

0
70

africaas1Por dentro da África

No próximo dia 10 de junho, o angolano Gabriel Ambrósio, colaborador do Por dentro da África, lançará o livro Áfricas Ocultas, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

– O livro ajuda a compreender a África contemporânea e a desalienar o povo africano .Ele fala sobre os dilemas ocultos e a manipulação ocidental entre as violências encomendadas a partir de fora – contou ao Por dentro da África, lembrando que a obra não fala apenas de um país. A abordagem é plural, mas há contextos culturais de Angola.

Leia o prefácio de Janira Sodré Miranda

“Áfricas Ocultas principia com uma promessa metafórica “Nascemos para voar” e de fato o etnônimo do autor “Mavenda” pode ser traduzido por pássaro que tem asas abertas para o voo. Mas o texto é também um convite ao engajamento pelo presente e futuro d’África. A obra emerge permeada pela crítica à dominação colonial, mas também à perversa operação de internalização dos padrões coloniais pelos povos africanos, que terminam por estabelecer desafios imensos à autonomia dos sujeitos africanos, individual e coletivamente.

A temática da dominação espiritual da África e das religiões monoteístas praticadas no continente comparece, apresentada como fator de alienação identitária. A obra traz uma abordagem sobre o continente no contexto global contemporâneo, seja pela perspectiva dos dilemas, seja pelas possibilidades do continente, sobretudo no cenário nacional de Angola.”

Serviço – PUC Goiás, próximo a reitoria

Horário – das 18h às 22h do dia 10 de junho

Endereço: Av. Universitária, 1440 – Setor Universitário, Goiânia – GO, 74605-010