Rio de Janeiro recebe o VII Encontro de Cinema Negro (Brasil, África e Caribe)

0
149

encontro cinema negroRio – Entre os dias 21 e 30 de março, o Rio de Janeiro receberá o VII Encontro de Cinema Negro (Brasil, África e Caribe). O evento, que a partir desta edição leva o nome de Zózimo Bulbul, tem a curadoria do cineasta Joel Zito Araújo e conta com a participação de Mansour Sora Wade, do Senegal, e Rigoberto Lopez, de Cuba.

Zózimo Bulbul (falecido no ano passado) realizou um grande trabalho de aproximação com o cinema de países africanos e incentivou a produção realizada por cineastas afro-brasileiros, africanos e da Diáspora, fortalecendo uma ponte de parceria com o continente africano.

A programação será realizada no Cinema Odeon, Centro Cultural da Justiça Federal, Centro Afro Carioca de Cinema e, pela primeira vez, contará com seminários na livraria Cultura, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. A abertura será no dia 21 de março, às 9h na Livraria da Travessa. Confira toda a programação aqui 

Veja mais: Conheça Nollywood: a indústria cinematográfica da Nigéria 

Veja mais: “O Brasil deve contar as suas histórias”, diz cineasta nigeriano

Em 2014, haverá exibição de filmes realizados por cineastas de ponta e premiados no FESPACO 2013 – Festival Panafricano de Cinema Ouagadougou, a inclusão de vários filmes dirigidos por mulheres e um mapeamento de diversos pontos do Brasil, trazendo jovens cineastas com seus filmes.

Dentre os participantes estarão o Cheick Oumar Sissoko, do Mali (um dos mais importantes realizadores africanos), Marie Pascale (Camarões), Claude Haffner (República Democrática do Congo), Simão (Angola), Nadine Otsogobo (Gabão) e cineastas nigerianos que debaterão sobre Nollywood.

Com informações do Centro Afro Carioca de Cinema