Programa de aquisição de alimentos na África lança relatório sobre primeira fase de implementação

0
  •  
  •  

PAA AFRICA – Senegal – FAO

Com informações da ONU

Acaba de ser finalizado o relatório de resultados e aprendizados da fase I do PAA África, que reflete de forma resumida os primeiros 18 meses de implementação do programa (2012-2013). Ele é fruto da sistematização mais recente dos dados sobre as operações, das trocas entre os parceiros e da reflexão por parte da coordenação do programa e das equipes em campo.

O documento, elaborado pela equipe do projeto na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e no Programa Mundial de Alimentos (PMA), busca disseminar não apenas os resultados do programa, mas também os seus aprendizados, com vistas a subsidiar o diálogo sobre a operacionalização de iniciativas de compras locais para assistência alimentar na África, com engajamento dos governos e da sociedade civil.

Dentre os destaques do relatório, vale ressaltar que de 2012 a 2013, com apoio no acesso a insumos e participação em capacitações, os 5.516 agricultores familiares participantes do programa puderam produzir 1.861 toneladas de alimentos, representando um aumento médio de 114,5% nas taxas de produtividade.

Assegurou-se, também, mercado para uma média de 37% do total dos alimentos produzidos pelos agricultores apoiados, o que permitiu complementar as refeições escolares de 128.456 alunos em 420 escolas, utilizando 1025 toneladas de alimentos adquiridos localmente.

O relatório está disponível em português (aqui) e em inglês (aqui) e é possível baixar as fichas informativas do “PAA África em Resumo” nestes dois idiomas visitando o www.paa-africa.org


  •  
  •