Sub-20: Zâmbia e Senegal se classificam para as oitavas da Copa do Mundo

0
Senegal x Arába Saudita - FIFA
Senegal x Arába Saudita – FIFA

Por Andre Carlos Zorzi, Por dentro da África

Tudo ocorreu conforme o esperado para os africanos no encerramento da fase de grupos da Copa do Mundo Sub-20 de futebol, disputada na Coréia do Sul. Zâmbia e Senegal serão os representantes do continente nas oitavas de final, enquanto África do Sul e Guiné-Conacri ficaram pelo caminho.

MATA-MATA

A Zâmbia enfrentará a Alemanha em seu primeiro jogo na fase eliminatória do torneio. Enquanto a equipe foi líder de seu grupo, com atuações convincentes, a Alemanha avançou como 3ª colocada, sem muito brilho.

Após derrota para a Venezuela por 2 x 0 e empate sem gols diante do méxico, os alemães conseguiram balançar as redes somente diante da fraca Vanuatu, pior equipe de toda a Copa, e que sofreu também a maior goleada (7 x 0 contra a Venezuela), em um jogo suado, que terminou em 3 x 2.

Pelo retrospecto e futebol apresentado, a equipe africana é favorita a conquistar a vaga nas quartas de final, onde enfrentaria o vencedor de França x Itália.

O Senegal, por sua vez, enfrentará o México, do grupo da Alemanha, que conquistou resultados semelhantes aos germânicos, com os mesmos 4 pontos. O gol mexicano que garantiu a vitória por 3 x 2 sobre a fraca Vanuatu foi marcado somente aos 49′ do segundo tempo, enquanto perderam por 1 x 0 para a Venezuela.

Apesar de aparentar ser um confronto mais parelho, o Senegal também possui boas chances de passar de fase. Caso isso ocorra, pode enfrentar Inglaterra ou Costa Rica no jogo seguinte.

ZÂMBIA
zambia
Equipe da Zâmbia – Federação de Futebol de Zâmbia

Única seleção africana a se classificar com antecedência, teve boa estreia diante de Portugal, construindo o placar na etapa complementar, graças ao poder de decisão de Sakala, que deu passe ao primeiro gol e marcou o segundo. Nos acréscimos, veio o tento de honra do adversário, que teve mais chances de chute, com menos eficácia que os zambianos, porém. Contra o Irã, o jogo foi bastante movimentado. O placar foi aberto aos 5′, em uma falha do goleiro Banda: ao tentar repor a bola em jogo, pressionado por um adversário, se desesperou e entregou-a nos pés de Shekari, que passou por um zagueiro e concluiu, superando o arqueiro.

Para o segundo tempo, o atacante Daka entrou no lugar de Luchanga. Três minutos depois, o jogador foi responsável por derrubar Norafkan dentro da área. Pênalti para o Irã. Shekari, novamente, foi para a cobrança e ampliou. Irã 2 x 0 Zâmbia.

Com chutes de longa distância, uma jogada bem trabalhada e um bate-rebate, os africanos conseguiram empatar a partida 10 minutos depois. A virada veio aos 20′ e a ampliação aos 26′ da etapa final. A equipe também foi superior nas estatísticas: 58% x 42% em posse, e 21 x 10 em chutes.

No fechamento da fase de grupos, diante da Costa Rica, alguns titulares foram poupados. Nsunzu quase abriu o placar chutando uma bola na trave rival. Aos 15′, Nyondo derrubou Marin na área, e o árbitro assinalou pênalti. Daly foi para a cobrança, e o goleiro Banda defendeu, dando rebote para o centro da área. O próprio Daly aproveitou e concluiu. 1 x 0. No segundo tempo, Daka foi derrubado por Arboine na entrada da área, em lance polêmico, apesar dos pedidos por uma penalidade.

Outro pênalti para os costarriquenhos foi marcado. Leal mandou na trave, e, no rebote, outro atleta arriscou para boa defesa de Banda. A Zâmbia, que dominou toda a partida, com 59% x 41% em posse e 21 x 12 em chutes, ainda construiu ótimas oportunidades, inclusive uma bola na trave e um gol bem anulado, graças aos recursos tecnológicos. Não foi o suficiente, porém, para encontrar o empate.

SENEGAL
Equipe do Senegal – FIFA

A melhor partida da equipe no torneio ocorreu logo na estreia, na vitória por 2 x 0 contra a Arábia Saudita, que poderia ter sido por um placar mais amplo, com muitas boas chances criadas. Ao todo, foram 21 chutes, diante de apenas 10 dos sauditas, muitos surgidos em jogadas bem trabalhadas.

Apesar de manter a superioridade em chances criadas (15 x 8), a efetividade foi menor diante dos Estados Unidos, no jogo seguinte. A equipe conseguiu criar as melhores chances em cruzamentos pelo alto, sem sucesso. Um gol marcado por Sargente aos 34′ da etapa inicial garantiu a vitória aos estadunidenses.

Precisando apenas de um empate para se classificar no último jogo, a equipe segurou um 0 x 0 diante do Equador, chegando inclusive a marcar um gol, que foi devidamente anulado, após cobrança de escanteio.

ÁFRICA DO SUL
torcida africa do sul
Torcida da África do Sul – FIFA

Os sul-africanos marcaram um único ponto e marcaram um único gol no torneio, contra. Derrotada pelo Japão por 2 x 1 e Itália por 2 x 0, a equipe conquistou um empate por 0 x 0 diante da boa seleção uruguaia, já classificada, na última rodada. Levando em conta os poucos gols sofridos e o ponto ganho, a equipe fez uma campanha razoável levando em conta as baixas expectativas.

GUINÉ-CONACRI

A equipe terminou a competição na vice-lanterna entre os 24 participantes, à frente apenas do Vanuatu. Após derrota por 3 x 0 para os anfitriões, veio o grande jogo: empate por 1 x 1 com a Inglaterra.

Com o resultado, a Guiné conquistou o primeiro ponto de sua história no torneio, além de marcar também o primeiro gol, da forma mais inusitada possível: o zagueiro inglês Tomori recuou a bola para o goleiro, em direção ao gol. O arqueiro estava desprevinido e acabou cedendo o empate, mesmo sem nenhum rival por perto. Na despedida, goleada acachapante por 5 x 0 para a Argentina, que também acabou eliminada.

RESULTADOS DA 1ª FASE

Grupo C
06 pontos – Zâmbia
04 pontos – Portugal
04 pontos – Costa Rica
03 pontos – Irã

Zâmbia 2 x 1 Portugal
Zâmbia 4 x 2 Irã
Zâmbia 0 x 1 Costa Rica

Grupo F
05 pontos – Estados Unidos
04 pontos – Senegal
04 pontos – Arábia Saudita
02 pontos – Equador

Senegal 2 x 0 Arábia Saudita
Senegal 0 x 1 Estados Unidos
Senegal 0 x 0 Equador

Grupo A
07 pontos – Inglaterra
06 pontos – Coréia do Sul
03 pontos – Argentina
01 ponto – Guiné-Conacri

Guiné 0 x 3 Coréia do Sul
Guiné 1 x 1 Inglaterra
Guiné 0 x 5 Argentina

Grupo D
07 pontos – Uruguai
04 pontos – Itália
04 pontos – Japão
01 ponto – África do Sul

África do Sul 1 x 2 Japão
África do Sul 0 x 1 Itália
África do Sul 0 x 0 Uruguai

Próximos jogos:

31 de maio
Zâmbia x Alemanha

1 de junho
Senegal x México