Futebol: Equipe da líbia vence Campeonato Africano das Nações

1

Libyan Stadium - Foto: Natalia da Luz Por dentro da África

Rio – Este sábado foi histórico para o futebol líbio. Com o placar de 4×3 nos pênaltis, o país venceu o Campeonato Africano das Nações realizado, este ano, na África do Sul.

Os jogadores líbios chegaram à final contra a equipe de Gana liderados pelo treinador espanhol Javier Clemente e receberam a medalha de primeiro lugar do presidente da FIFA Joseph Blatter, no Estádio da Cidade do Cabo.

Neste ano, o campeonato realizado entre 11 de janeiro e 1 de fevereiro incluiu: Marrocos, Mauritânia, Mali, Gana, Nigéria, Burkina Faso, Congo, Gabão, República Democrática do Congo, Burundi, Etiópia, Uganda, África do Sul, Zimbábue e Moçambique.

A criação do Campeonato Africano das Nações (CAN), que teve a sua primeira edição em 2009, foi uma resposta ao desejo de reviver ou fortalecer competições nacionais regularmente enfraquecidas pelo êxodo dos melhores jogadores. O torneio é uma maneira de os jogadores das competições nacionais experimentarem a alegria da seleção e um dia participarem da Copa das Nações Africanas.

Copa das Nações Africanas

A Copa Africana de Nações ou Taça das Nações Africanas é a principal competição de futebol da Confederação Africana de Futebol e do continente africano. Realiza-se a cada dois anos desde 1968, sendo que antes, em intervalos irregulares.

Celebração nas ruas de Tripoli após o jogo - Foto: Abdusalam
Celebração nas ruas de Tripoli após o jogo – Foto: Abdusalam

Na primeira edição em 1957, apenas as seleções do Egito, Sudão e Etiópia participaram. Depois, foi preciso criar um torneio de qualificação, devido ao crescente número de participantes.

Na história do torneio que tem como maior vencedor o Egito, o melhor resultado da Líbia foi a final em casa no ano de 1982, quando perdeu para Gana nos pênaltis.

Veja o Especial Líbia

Por dentro da África