São Paulo recebe exposição sobre Abdias Nascimento

0
Abdias Nascimento – Divulgação

Até o dia 15 de janeiro, o Itaú Cultural, em São Paulo receberá “Ocupação”, exposição que reúne documentos históricos, pinturas, fotografias e vídeos em homenagem a Abdias Nascimento.

Abdias Nascimento (1914-2011), foi senador e deputado federal pelo Rio de Janeiro, jornalista e militante do movimento negro no Brasil. Em 1948, junto com amigos, fundou o jornal O Quilombo, que deu voz a grupos sociais alijados da mídia. Passou 13 anos em exílio após a edição do Ato Institucional nº 5 do regime militar, em 1968.

O ativista foi um dos principais idealizadores do Dia da Consciência Negra, que se comemora em 20 de novembro – data em que o Senado entrega a Comenda Abdias Nascimento para pessoas que se destacam na defesa da igualdade racial. Em 2010, chegou a ser recomendado pelo governo federal para uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz, mas não foi incluído entre os finalistas.

Saiba mais aqui

Visitação

De terça a sexta – 9h às 20h [permanência até as 20h30]
Sábado, domingo e feriado – 11h às 20h
Endereço: Avenida Paulista 149 São Paulo SP CEP: 01311 000

 

 



pdf-download-1


SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por dentro da África é um site dedicado ao continente africano com notícias, pesquisas, teses e coberturas exclusivas desenvolvido pela jornalista Natalia da Luz.