São Paulo: Monogaleria recebe o fotógrafo Roger Cipó

0

roger cipoNesta quarta-feira, Roger Cipó, fotógrafo-pesquisador, educador social, candomblecista e militante contra os crimes de racismo religioso exibirá sua pesquisa fotográfica no Sesc Campo Limpo, em São Paulo.

Em seu trabalho, a fotografia ultrapassa a condição de documentação e assume o papel de instrumento sensibilizador, propondo uma profunda reflexão a cerca da imagem sagrada negra.

Cipó é gestor do Coletivo Olhar de um Cipó, plataforma de comunicação e de fomento de ações culturais de conscientização, resgate e preservação da identidade e estética negra religiosa no Brasil, que em 2016 foi contemplada com o Prêmio Almerinda Farias Gama para comunicadores negros.

Título da foto:Nascer do Ìyàwó
Sob as esteiras o Ìyàwó se dobra, saúda o terreiro e se apresenta ao novo mundo. Enfim, casado com a força sagrada africana que te habita. Em tradução livre “Ìyàwó” (do yorubá: “noiva”), é o termo que define o iniciado no candomblé. Na iniciação, o Ìyàwó celebra um verdadeiro “casamento” com seu orixá, a divindade africana que rege seu caminho, estabelecendo uma aliança que o acompanhará por toda a vida, resignificando sua presença no mundo. Nasce e se casa para uma relação de amor e cuidado do/e para o orixá.

Curadoria: Rogerio Pixote
Co-curadoria: Equipe Sesc Campo Limpo

Serviço:
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, 05763-470 São Paulo
Horário: 20h

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por dentro da África é um site dedicado ao continente africano com notícias, pesquisas, teses e coberturas exclusivas desenvolvido pela jornalista Natalia da Luz.