Ghat Festival: O encontro dos tuaregues no norte da África

0
Ghat Festival - Libya - Foto: Mustafa el Shridi
Ghat Festival – Libia – Foto: Mustafa el Shridi

Por dentro da África

Ghat – Localizada no sudoeste da Líbia, a cidade de Ghat abriga um importante festival para as tribos tuaregues da Líbia, Argélia, Mali e Níger. Essa festa de fim de ano ocorre entre os dias 29 a 31 de dezembro. Colaborador do Por dentro da África, o fotógrafo líbio Mustafa el-Shridi enviou alguns registros dessa super celebração no Norte da África.

Ghat é um importante destino turístico devido à existência de pinturas rupestres pré-históricas e gravuras nas montanhas de Tadrart Acacus e Tassili N’Ajjer. A maior atração turística na cidade é a Fortaleza de Ghat, Koukemen.

O colorido povo tuareg é formado por pastores semi-nômades, agricultores e comerciantes. No passado, eles controlavam a rota das caravanas no deserto do Saara.

Majoritariamente muçulmanos, são os principais habitantes da região do Saara no norte da África. A palavra árabe “tuareg” deriva de Targa, que é o nome berbere da província de Fezzan, no sul da Líbia.

Os homens não dispensam o véu, que eles usam mesmo entre os familiares. O costume é uma proteção contra o sol do deserto e contra as rajadas de areia durante suas viagens em caravana.

O festival, que em 2013 completou 19 anos, é uma experiência cultural única reunindo gastronomia, corridas de camelos, artesanato, música e muita dança. Confira as fotos abaixo!

Por dentro da África