Sudão do Sul planeja vacinar 2,5 milhões de crianças contra sarampo

0
  •  
  •  

Vacinação no Sudão do Sul – Foto de UNICEF

Com informações da ONU

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) planejam vacinar 2,5 milhões de crianças contra o sarampo no Sudão do Sul. O país enfrenta um surto de sarampo sem precedentes. Desde janeiro de 2019, foram confirmados mais de 4,7 mil casos, com 26 mortes.

A vacinação é a maneira mais eficaz de proteger as crianças contra a doença, que é altamente contagiosa. Em nota, o subsecretário do Ministério da Saúde, Makur Matur Kariom, disse que é preciso “aumentar a cobertura das vacinas para proteger as crianças contra surtos.”

A campanha acontece em duas fases: a primeira, que começou na primeira semana de fevereiro, abrangerá quase 70% dos municípios que ocupam o antigo território da Equatória Central; a segunda, cobrirá o resto do país e deverá terminar em 17 de março. As crianças também receberão suplementos de vitamina A e comprimidos para combater parasitas.

O vírus do sarampo é altamente infeccioso e pode causar erupções cutâneas, infecções oculares, infecções respiratórias, diarreia e até morte.


  •  
  •