Porto Alegre: Bienal de Artes Visuais do Mercosul destacará ‘O Triângulo Atlântico’

0

Com informações da Fundação Bienal

Entre os dias 6 de abril e 3 de junho, a 11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul lançará um olhar sobre o triângulo que, há mais de 500 anos, interliga os destinos da América, da África e da Europa. O Triângulo Atlântico reunirá cerca de 70 artistas e coletivos de artistas – além de ações pontuais realizadas em comunidades remanescentes de quilombos localizados nas cidades de Porto Alegre e Pelotas.

O projeto conta com obras e artistas oriundos dos três continentes que compõem o triângulo atlântico. Ao tornar estes artistas os protagonistas de uma exploração das relações de tensão cultural e da interdependência contextual dentro desta triangulação, a exposição procura, entre outras questões, analisar quais são as forças inovadoras que mobilizam a interação entre América, África e Europa.

Dando destaque para a arte africana e afro-brasileira – ambas apresentadas com grande densidade – O Triângulo Atlântico se interessa pelos pontos de contato que propiciam o encontro entre as culturas indígena, europeia e africana que formam um novo amálgama americano.

Serviço: A bienal acontecerá em 5 espaços diferentes na cidade de Porto Alegre
Curador-chefe: Alfons Hug
Curadora adjunta: Paula Borghi
Acompanhe aqui


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here