Rio de Janeiro: Oficina de dança afro começa nesta semana

1
68

Por dentro da África

Rio – Nesta terça-feira, dia 7 de outubro, a Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, receberá a Oficina de Dança Afro. Ministrada pela coreógrafa Aline Valentim, professora de danças populares brasileiras há 16 anos e de dança afro há 10 anos, a primeira aula da oficina será gratuita.

Ampliando e aprofundando o trabalho desenvolvido há quase 10 anos na Fundição Progresso, Aline inicia mais uma turma de Dança Afro com referência nas danças populares, afro-brasileiras e influência de pesquisas e vivências sobre africanidades do Brasil, do continente africano e da diáspora.

As bases da oficina seguem alguns fundamentos:

– profunda relação com musicalidade e ritmo,

– contato com diferentes energias e arquétipos acionados por uma correlação de ações, gestuais, simbologias e associação com elementos da natureza,

– conexão entre ancestralidade negra e corpo contemporâneo,

mitologia e cotidiano, elementos tradicionais e criação, brincadeira e ritual, aspectos que vão do lúdico ao sagrado,

– consciência – estimulada de várias formas: canto, toque, olhar, textos, objetos…

– técnica – aprimoramento da potência física ampliando as possibilidades corporais e expressivas.

A parte musical do curso será coordenada pelo músico Fabio Simões Soares, que compartilhará sonoridades africanas dos instrumentos que fazem parte de seu trabalho como artesão, pesquisador e músico.

Os interessados poderão participar da oficina uma ou duas vezes por semana. Para mais informações sobre o programa e preços, ligue para (21) 99997-1843 ou envie um email para oficinababalakina@gmail.com.

Endereço: Espaço Atmosfera da Fundição Progresso, Lapa, Rio de Janeiro

Horário: 18:00 às 19:00 do dia 7 de outubro

Por dentro da África

1 COMMENT