Episódio #3: As dinâmicas de alternância no poder e de justiça eleitoral na África Subsaariana, com João Conduto

0
  •  
  •  

João Conduto é o convidado da terceira edição do Por Dentro da África Podcast. O jovem pesquisador é doutorando em Política Comparada no Instituto de Ciências Sociais (ICS) e investiga as dinâmicas de alternância no poder e de justiça eleitoral na África Subsaariana.

Na sua investigação, João Conduto debruça-se nos processos de democratização, sistemas partidários e na tipologia de regimes: autoritários, híbridos ou democráticos. Ele estuda Namíbia, Botsuana e Madagáscar, este último, país que despertou a curiosidade do investigador pois é o único caso na região onde se verificou a mudança de poder nas últimas três repúblicas — termo que designa o período de cada mandato presidencial.

Este país do Indico é uma exceção à regra mesmo com uma competição eleitoral desigual
entre os partidos. Este conceito também conhecido como uneven playing field refere-se
essencialmente ao acesso aos recursos, aos media e a lei que são desiguais entre partidos e pode ser entendido como uma estratégia para impedir/condicionar a oposição à tomada de poder e a determinação de eleições livres e justas.

João Conduto encontra-se numa fase inicial de pesquisa, mas o tema já foi publicado nos
Cadernos de Estudos Africanos, artigo que pode ser acessado pelo link:

Conduto, J. P. G., & Sanches, E. R. (2019). Madagascar’s Fluid Party System: Authoritarian legacies and an uneven playing field in an enduring competitive authoritarian regime. Cadernos de Estudos Africanos, (38), 41–66.  https://doi.org/10.4000/cea.4271

Ouça os episódios anteriores
Conheça o hotsite e a equipe


  •  
  •