“O Genocídio do Negro Brasileiro”, de Abdias Nascimento, será lançado em Porto Alegre

0
  •  
  •  

abdiasCom informações do IPEAFRO

A Casa de Cultura Mario Quintana e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) realizam na próxima terça-feira (24), às 19h, o lançamento em Porto Alegre da nova edição do livro O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento (Editora Perspectiva).

Publicada originalmente na Nigéria, em 1977, e no Brasil, em 1978, a obra tem prefácios de Wole Soyinka e Florestan Fernandes. Quarenta anos depois, o tema permanece atual diante da violência que atinge a população negra. A nova edição traz posfácio intitulado O Genocídio no Terceiro Milênio, de Elisa Larkin Nascimento, que fará palestra como parte do evento.

Abdias Nascimento – Divulgação

Abdias Nascimento (1914-2011) foi poeta, escritor, teatrólogo, artista plástico e professor universitário, mas, em primeiro lugar, ativista dos direitos humanos do povo negro. Primeiro parlamentar negro a levar para o Congresso Nacional propostas de políticas públicas de combate ao racismo, sua vida e obra iluminam os meandros do racismo e a riqueza da cultura negra no Brasil e no mundo.

Elisa Larkin Nascimento - Crédito da foto: Nem Queiroz
Elisa Larkin Nascimento – Crédito da foto: Nem Queiroz

Elisa Larkin dirige o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), instituição que o ajudou a fundar em 1981 e que hoje guarda seu acervo documental e museológico. À frente do IPEAFRO, também dá continuidade a seu empenho pelo ensino da história e cultura de matriz africana. Companheira de Abdias nos últimos 36 anos de sua vida, Elisa escreveu a biografia ilustrada Abdias Nascimento, publicada pelo Senado Federal, que também será autografada durante o evento. A convivência e a participação direta nas ações e criações de Abdias abalizam uma narrativa entrelaçada ao contexto histórico. A autora documenta o trabalho com base nos registros escritos, artísticos e audiovisuais do acervo, que integra o registro Memória do Mundo da UNESCO (MOW), patrimônio documental da humanidade e foi designado como de interesse nacional pelo Conselho Nacional de Arquivos.

Palestra e noite de autógrafos
1) O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento, nova edição com posfácio de Elisa Larkin Nascimento (Editora Perspectiva, IPEAFRO e Itaú Cultural)
2) Biografia ilustrada de Abdias Nascimento, escrita por Elisa Larkin Nascimento para a coleção Grandes Vultos que Honraram o Senado (Editora do Senado Federal)
3) Coleção Sankofa, quatro volumes, org. Elisa Larkin Nascimento (Selo Negro Edições)

Serviço:
Data: 24 de outubro de 2017
Local: Casa de Cultura Mário Quintana
Endereço: Rua dos Andradas, 736 Centro, Porto Alegre, RS
Telefone: (51) 3221-7147
Horário: 19h


  •  
  •