Foto do dia de Walvis Bay, Namíbia

0
  •  
  •  

Walvis Bay – Por dentro da África – Natalia da Luz

Por dentro da África

A foto do dia foi tirada em Walvis Bay, Namíbia. Com uma vasta área de deserto banhada pelo oceano Atlântico, a cidade que fica a 400 quilômetros da capital Windhoek é uma das favoritas pelos turistas que passam pelo país. A cor do lago que faz parte de uma salina é referente à concentração de halobacterium salinarum, que se reproduz em ambientes com muito sal.

História

Em 1485, o navegador Português Diogo Cão chegou ao que ele chamou Cabo Cruz, a 160km a norte de Walvis Bay. Apesar das visitas, a região não foi reclamada para a coroa portuguesa. Em janeiro de 1793, o local passou a ser reivindicado pelos Países Baixos, que o administraram por quase 100 anos.

Em 1884, a Alemanha foi o país estabelecedor na região de um protetorado denominado Sudoeste Africano, porém, os colonizadores que vieram do Reino Unido foram o povo retentor de um enclave onde estava o porto de Walvis Bay. O território ficou sob domínio dos alemães até que se iniciou a 1.ª Guerra Mundial, em 1915, quando as tropas do Reino Unido com base na África do Sul ocuparam a região.

Em 1990, o território da Namíbia se tornou independente, mas Walvis Bay continuou sob controle da África do Sul até 28 de Fevereiro de 1994. O acordo de cessão foi assinado oficialmente no governo de Nelson Mandela, passando ao domínio da Namíbia em 29 de fevereiro de 1994. (Wikipedia)


  •  
  •