Episódio #2: Espíritos, feitiços e forças invisíveis nas sociedades do Sul de Moçambique, com Kenia Caroline Cuna

0
  •  
  •  

Por dentro da África

O episódio n.º 2 do Por Dentro da África Podcast traz como convidada Kenia Caroline Cuna, estudante de Estudos Africanos no ISCTE-IUL que investiga a interpretação das forças sobrenaturais nas sociedades do Sul de Moçambique.

A cientista social brasileira interessou-se pelo tema enquanto estudante de
Antropologia e pela vivência no país africano há 8 anos. Kenia refere que forças sobrenaturais estão presentes na vida quotidiana moçambicana e impactam as relações interpessoais e a realidade social em geral. “As Ciências Sociais não estão aqui para dizer se os espíritos existem ou não, nem para dizer se o feitiço existe ou não. Isso para mim, como pesquisadora, não interessa. O que interessa é que isso é um fato social  que faz com que as pessoas acreditem nisso”, diz a pesquisadora.

Eventos como a falta de chuva, doenças, mortes são geralmente associados a
entidades desconhecidas e identificá-las pode ajudar a compreender como estas são
interpretadas pelas sociedades do Sul: os machanganas e os marongas.

As terminologias são muitas: seres não corpóreos, espíritos, antepassados, feitiço,
bruxaria, curandeiros, médicos tradicionais, processos adivinhatórios, força não
visíveis, ritos mágicos. A investigadora pretende categorizá-las e até está a aprender a
língua changana para ter a mesma percepção deste mundo.


A pesquisa, baseada em teóricos consagrados nesta área, também é enriquecida com contribuições de estudos de investigadores moçambicanos como Alcinda Howana e outros.

Kenia Caroline ainda está na fase inicial do trabalho, mas sente-se motivada de trazer resultados em breve. Alguns dos detalhes você ouve com exclusividade neste episódio do Por Dentro da África Podcast.

O podcast é uma iniciativa de pesquisadores e estudantes ligados ao Doutoramento em Estudos Africanos do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. O podcast está disponível semanalmente no site do Por Dentro da África e nas principais plataformas agregadoras.

Conheça o hotsite e a equipe


  •  
  •