Rio de Janeiro recebe espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”

0
  •  
  •  

 

Com informações dos realizadores do espetáculo

Celebrando dois anos em cartaz, sendo assistido por mais de 15 mil pessoas, “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!” está de volta ao Rio de Janeiro para curtíssima temporada. Serão três únicas apresentações em diferentes espaços culturais do Circuito Teatros Firjan SESI.

Escrita pelo diretor e dramaturgo Luiz Marfuz, especialmente para comemorar os 40 anos de carreira de Hilton Cobra, com direção de Fernanda Júlia do (NATA – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas), a peça mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça de Lima Barreto*, conduzida por médicos eugenistas, defensores da higienização racial no Brasil, na década de 1930.

O propósito seria esclarecer “como um cérebro considerado inferior poderia ter produzido uma obra literária de porte se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças tidas como superiores?”. A partir desse embate, o espetáculo mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, refletindo sobre loucura, racismo e eugenia, a obra não reconhecida e os enfrentamentos políticos e literários de sua época.

*Afonso Henriques de Lima Barreto, mais conhecido como Lima Barreto (Rio de Janeiro, 13 de maio de 1881 — Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1922) foi um jornalista e escritor que publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX. 

Serviço:
*Dia 20 de agosto – Teatro Firjan SESI Centro
Av. Graça Aranha, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20030-001
*Dia 21 de agosto – Teatro Firjan SESI Caxias
R. Artur Neiva – Circular, Duque de Caxias – RJ, 25080-000
*Dia 22 de agosto – Teatro Firjan SESI Jacarepaguá
Av. Geremário Dantas, 940 – Freguesia de Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ, 22743-010
INGRESSOS POPULARES: R$ 22,00 (inteira) e R$ 11,00 (meia-entrada)

Saiba mais aqui 


  •  
  •