Belo Horizonte: Cineastas negras ganham destaque em mostra internacional

0

Curta Travessia Foto Caíque Mello

Com informações da ETC Comunicação

As cineastas dominaram a relação de projetos de longas-metragens brasileiros selecionados para o 9º Brasil CineMundi. O programa acontecerá durante a 12ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, de 28 de agosto a 02 de setembro, na capital de Minas Gerais.

Juliana Vicente – Foto Cristiano Trad

Pelo menos 12 dos 20 filmes escolhidos têm a presença de diretoras. Dentre elas, há uma destacada participação de mulheres negras, como a produtora, diretora e fundadora da Preta Portê Filmes, Juliana Vicente. Seu projeto “Cores de Maio”, para um longa-metragem de ficção foi selecionado para a categoria CineMundi. A cineasta paulista dirigiu o curta-metragem “Cores e Botas”, exibido no Festival Iberoamericano de Huelva – 2011 e no Festival de Havana – 2010, e o documentário média-metragem “Leva”, também exibido no Festival de Havana – 2011 e premiado no New York Film Festivals.

Há também projetos selecionados para o 9º Brasil CineMundi que contam com protagonistas negras. É o caso da documentarista capixaba Tati W. Franklin, cujo projeto “Toda Noite Estarei Lá”, também foi selecionado para o a categoria Doc Brasil Meeting.

Saiba mais sobre os locais de exibição e sobre a programação do festival aqui


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here